Rede CienArtES publica segundo volume de e-book sobre neurociência crítica e criativa na pandemia

Como parte da XI Semana Nacional do Cérebro, a Rede CienAertES, grupo de estudo ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, promove no dia 25 de março, a partir das 9h, a mesa-redonda de lançamento do e-book “Neurociência Crítica e Criativa em Tempos da Pandemia de Covid-19 – Volume 2.0.

O e-book “Neurociência Crítica e Criativa em Tempos da Pandemia de Covid-19 – Volume 2.0” foi desenvolvido por cem alunos da turma 69 do curso de Medicina e 25 alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e é composto por vídeos e textos produzidos durante a segunda edição da Oficina Cândido Portinari: A Ciência e a Arte do Cotidiano.

Participam da apresentação o coordenador da Rede CienArtES, professor Norberto Garcia Cairasco; os estudantes do curso de Medicina Yasmim Colins de Oliveira, André Fernando Garcia Cortez e Maria Eduarda Pequeno; os estudantes de pós-graduação em Fisiologia Danyelle Silva Amaral e Gabriel Hunzicker Skyba; e a professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP Noeli Prestes Padilha Rivas.

Sobre a XI Semana do Cérebro

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma campanha de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW), uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.

Em 2022, o tema escolhido foi “O Cérebro Social”, como referência ao conjunto de eventos que harmonizam cognição e emoção, considerado uma das expressões maiores da complexidade cerebral e que nos coloca na tênue linha entre saúde mental e transtornos psiquiátricos.

O logo e texto descritivo foram executados pelo Prof. Norberto Garcia Cairasco: .

Mais informações sobre a XI Semana do Cérebro: .

Sobre a Rede CienArtES

O Grupo de Estudos Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, propõe discussões que consideram, de forma abrangente e democrática, saberes e aspectos da Ciência, Neurociência e Fisiologia Integrativas associadas às Artes, à Filosofia, à História e à Educação. Conheça as atividades realizadas pelo grupo neste link
Para ficar informado sobre os eventos da Rede CienArtES, inscreva-se na newsletter do grupo. Para saber mais sobre outros eventos do IEA-RP, inscreva-se em nossa newsletter.

VOCÊ PODE GOSTAR ...