Seminário discute fome e agricultura sustentável

Seminário discute fome e agricultura sustentável

O projeto Ribeirão Preto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU promove nesta quarta, dia 23/03, a partir das 19h, seu segundo seminário temático, desta vez sobre o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.

O evento será realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e também terá transmissão pelos canais da FDRP e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP no YouTube. As inscrições devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado para os participantes.

O seminário é dividido em duas partes. Na primeira, serão feitas apresentações de diagnósticos pelo professor do Instituto de Biociências da USP Marcos Silveira Buckeridge; pela professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP e coordenadora do Grupo de Trabalho da USP “Políticas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome”, Silvia Helena Galvão de Miranda; pelo integrante do Grupo de Políticas Públicas da Esalq-USP Allan Delfino; e pela integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Kelli Mafort.

Na segunda parte, serão feitos relatos de projetos. Participam a professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Regina Yoneko Dakuzaku Carretta; a professora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP Kranya Victoria Diaz Serrano; os integrantes do Assentamento Sepé Tiaraju Áurea Corrêa da Silva, João Correia da Silva e Ronaldo Raimundo da Silva; o integrante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de RIbeirão Preto; a advogada e mestre pela FDRP-USP Daíse de Felippe; a mestranda da FDRP-USP Suelane Ferreira Suzuki; o integrante do Coletivo Agroecológico Juventude Sepé Matheus Cavalcante dos Santos; e as integrantes do Grupo de Políticas Públicas da Esalq-USP Marcela Almeida de Araujo e Ana Letícia Sbitkowski Chamma.

Mais informações sobre o evento: agendaonu2030@usp.br.

Sobre o projeto

O projeto Ribeirão Preto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU vai realizar reuniões públicas de mobilização e debate sobre o processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU na cidade e região.

Entre as ações institucionais do projeto estão 17 seminários temáticos com o intuito de promover a discussão crítica acerca de cada um dos ODS. Também haverá 17 minicursos com conteúdos sobre cada um dos ODS direcionados aos estudantes e aos jovens em geral, criação de vídeos de formação para gestores públicos e um livro com os resultados e informações reunidas ao longo da realização do projeto. 

Essa é uma iniciativa das Faculdades de Direito (FDRP), Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) e de Medicina (FMRP) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), todos da USP em Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Instituto Ribeirão 2030 e com governos e legislativos municipais e entidades da sociedade civil.

VOCÊ PODE GOSTAR ...