VIII Semana Nacional do Cérebro

O Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto recebe entre os dias 11 e 15 de março a oitava edição da Semana do Cérebro.

O evento é promovido pela Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade: CIENARTES, um grupo ligado ao IEA-RP, e integra uma campanha global anual realizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain que reúne universidades, hospitais e diversas organizações durante uma semana com o objetivo de difundir conhecimentos em neurociência e reforçar a importância desse campo de estudos. No Brasil, as atividades estão sob o selo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

Serão cinco mesas redondas, envolvendo professores e pesquisadores de instituições como Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Universidade de Leiden (Holanda), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o Hospital das Clínicas da USP Ribeirão Preto.

Entre os temas que serão abordados no evento estão a neurobiologia do estresse; o uso medicinal da Cannabis nas epilepsias; o estudo e o tratamento dos distúrbios de movimento e das epilepsias; o estudo dos neurônios e suas redes; e os aspectos biológicos, sociais e fisiológicos do comportamento humano.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas clicando aqui.

No dia 16 de março, a Semana do Cérebro promove ainda na Praça XV de Novembro, no centro de Ribeirão Preto, o evento O Cérebro na Praça. Nele, o público poderá visitar diversas tendas com exposições sobre temas ligados ao cérebro e à neurociência conduzidas por integrantes de instituições como FMRP-USP, FFCLRP-USP, Escola de Educação Física de Ribeirão Preto (EEFRP) da USP, Unifesp, FMUSP, e Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, entre outras. Esse evento é aberto ao público e não precisa de inscrições.

VOCÊ PODE GOSTAR ...