Violência, Cidade e Políticas Públicas de Segurança

O Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) promove no dia 21 de março, às 15h, a conferência Violência, Cidades e Políticas Públicas de Segurança, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP.

No evento, o coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, professor Sérgio Adorno, e o pesquisador do NEV Marcelo Batista Nery vão debater a atual crise na segurança pública, abordando, entre outros temas, a sensação de insegurança que impera nos grandes e médios centros urbanos, a violência protagonizada pelo crime organizado e políticas públicas que, muitas vezes, acabam acentuando a desigualdade social.

Os palestrantes também vão apresentar dados e debater os resultados das pesquisas desenvolvidas no NEV, que, desde 1987, atua na pesquisa e formação de profissionais por meio da abordagem interdisciplinar na discussão de temas relacionados a violência, democracia e direitos humanos.

Sobre Sérgio Adorno: Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador do NEV-USP. Pós-doutor pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales da França, Adorno também é responsável pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância. Tem larga experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente em temas como violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais.

Sobre Marcelo Batista Nery: Doutor em Sociologia pela USP e foi o primeiro profissional com essa formação a obter o título de mestre em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência nas áreas de Geoinformação e Cociologia, com ênfase em análise espacial, geoprocessamento, segurança pública, homicídio, dinâmica criminal e distribuição espacial urbana. Profissionalmente, presta consultorias a organizações sociais e instituições públicas e é pesquisador no NEV-USP.

Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315 0368.

VOCÊ PODE GOSTAR ...