Webinar discute Década do Oceano e cultura oceânica

Os oceanos são importantes fontes de bem-estar para a humanidade. Afinal, eles armazenam carbono e produzem oxigênio, estabilizando o clima, e também são responsáveis por fornecer recursos alimentares, minerais, energéticos, recreativos e culturais. As Nações Unidas, inclusive, declararam 2021-2030 a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de criar uma estrutura que possibilite a todos os países atingir as prioridades da Agenda 2030 relacionadas aos oceanos. Para debater esse tema, o grupo de divulgação científica Ilha do Conhecimento, a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano e a Liga das Mulheres pelo Oceano promovem nos dias 19 e 20 de outubro, a partir das 19h, o webinar Oceano Além da Costa.

Os palestrantes serão a professora da Unifesp Bárbara Lage, o pesquisador da Unifesp Rodrigo Domingues, o professor da USP Alexander Turra, a professora da Universidade de Brasília Carina Oliveira, a doutoranda da Universidade Federal Fluminense Natália Resende de Souza, a fundadora da empresa Aqua Cuesta, Isabelle Leite Perez, a analista ambiental do Ibama Mariana Graciosa Pereira e a graduanda da Universidade Federal de Lavras Gabriela Spuri do Vale. A mediação será da professora da Unicamp Germana Barata e da integrante do Instituto Geração Oceano X Larisse Faroni-Perez. A abertura será feita pela coordenadora-geral de Oceano, Antártica e Geociências do Departamento de Ciências da Natureza da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Karen Silverwood-Cope, e pelo oficial de comunicação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco Vinicios Lindoso.

Eles farão uma discussão interdisciplinar sobre a Década do Oceano e a cultura oceânica para pessoas que trabalham e estudam no interior do País, promovendo uma discussão interdisciplinar sobre o tema e levando, assim, o oceano para além da costa.

O evento tem o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

19/10/2021

20/10/2021