Webinar discute mineração de processos e jurimetria

A mineração de processos é uma área recente que está relacionada à descoberta, conformidade e melhoria de processos de negócio com base na extração de conhecimento de logs de eventos disponíveis em diferentes sistemas de informação organizacionais. Para explicar melhor a importância dessa área, o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (Tech Law) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 4 de outubro, a partir das 18h, o webinar Mineração de Processos e Jurimetria.

Participam como palestrantes o professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Marcelo Fantinato e a doutoranda em Sistemas de Informação pela EACH Adriana Jacoto Unger. Eles vão falar sobre os fundamentos da área e uma pesquisa acadêmica sobre jurimetria habilitada pela mineração de processos. Trata-se de estudo que apresenta uma aplicação da mineração de processos em dados de ações judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para realizar análises, diagnosticar gargalos no tempo de tramitação processual e identificar oportunidades de melhorias que promovam maior eficiência dos atos judiciais e maior celeridade processual.

Também participam da discussão as professoras Cíntia Rosa Pereira de Lima e Cristina Godoy Bernardo de Oliveira, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, e o professor Evandro Eduardo Seron Ruiz, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Eles integram o Grupo Tech Law do IEA-RP.

Sobre os palestrantes

Marcelo Fantinato é professor da EACH-USP e um dos coordenadores do Process Mining Research Group @ USP. Livre-docente em Gestão de Processos de Negócio pela USP e doutor em Ciência da Computação Unicamp. Certificado Green Belt no Programa de Melhoria de Qualidade Six Sigma da Motorola, 2007. Representa a USP no Centro Europeu de Pesquisa em Sistemas de Informação (ERCIS).

Adriana Jacoto Unger é integrante do Process Mining Research Group @ USP. Doutoranda em Sistemas de Informação, mestre em Engenharia de Produção e graduada em Engenharia Mecatrônica, todos pela USP. Possui certificação da Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) – Certified Business Process Professional (CBPP) Blue Seal.

Sobre o Tech Law

O Grupo de Estudo Direito e Tecnologia (Tech Law) tem como objetivo principal o estudo interdisciplinar de temas que envolvem áreas de Direito e da Ciência da Computação, bem como analisar as características e os desafios da sociedade informacional.

Para saber mais, acesse a página do grupo.

Para saber mais sobre outros eventos realizados ou apoiados pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso canal no Telegram.

VOCÊ PODE GOSTAR ...