Webinar discute relações de trabalho e inteligência artificial

Webinar discute relações de trabalho e inteligência artificial

O avanço das tecnologias baseadas em inteligência artificial vem criando relações de trabalho que escapam aos contornos do trabalho assalariado regular. Afinal, o que há de novo nesse modelo? Trata-se de flexibilização ou precarização? Para discutir esse tema, o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw), do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 9 de agosto, a partir das 18h, o webinar Inteligência Artificial e o Futuro das Relações de Trabalho.

A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas neste link. Haverá emissão de certificado mediante preenchimento de formulário disponibilizado no chat durante o evento.

O palestrante será o professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Alvaro Comin. Ele vai discutir algumas das polêmicas em torno do trabalho em plataformas, a probabilidade da chamada “uberização” do trabalho ser uma tendência de alcance geral e os impactos da disseminação dessas formas de trabalho em diferentes lugares.

Também participam da discussão as professoras Cíntia Rosa Pereira de Lima e Cristina Godoy Bernardo de Oliveira, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, e o professor Evandro Ruiz Seron, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Eles integram o Grupo Tech Law do IEA-RP.

Sobre o palestrante

Alvaro Comin tem graduação em História, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia, todos pela USP, e tem pós-doutorado na University of Warwick, no Reino Unido. Foi professor do King’s Brazil Institute, no King’s College London. É pesquisador do Centro de Inteligência Artificial-C4AI e pesquisador associado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: mercados de trabalho, economia de plataformas, trabalho digital e inteligência artificial. 

Sobre o Tech Law

O Grupo de Estudo Direito e Tecnologia (Tech Law) tem como objetivo principal o estudo interdisciplinar de temas que envolvem áreas de Direito e da Ciência da Computação, bem como analisar as características e os desafios da sociedade informacional.

Para saber mais, acesse a página do grupo.

VOCÊ PODE GOSTAR ...