Professor doutor (2), desde 2013, do departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Professor doutor (2), desde 2013, do departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Graduada em Educação Física – licenciatura pela UNESP e bacharel pela UNIP, com doutorado em Ciências do Movimento também pela UNESP, e estágios de doutorado e pós doutorado na Universidade de Southampton (Inglaterra). Atualmente sou pesquisadora de pós-doutorado no ICB-USP e meu foco é nas interações entre exercício e sistema imunológico e as doenças metabólicas e também no câncer. Tenho experiência em estudos in vitro, clínicos e pré-clinicos (incluindo modelos geneticamente modificados) e técnicas como, cromatografia gasosa, genotipagem e manejo de colonias, RT-PCR e imunoensaios.
Pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) com pesquisas voltadas para câncer, imunometabolismo, exercício físico e ritmo circadiano.
Bacharel (2008) e Licenciado (2007) em Educação Física – Faculdades Integradas de Santo André – FEFISA. Especialista em Atividade Física, Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/CEPE.
Doutor (2020) e Mestre (2015) em Ciências da Saúde pelo Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.
I am a Ph.D. student at the University of Sao Paulo and part of the Immunometabolism
Research Group. I study the effects of exercise-induced miRNAs on tumor cells and anti-tumoral immunity cells.
Aluna de medicina na Anhembi Morumbi. Realiza iniciação científica com bolsa FAPESP, estudando o papel do ritmo circadiano na polarização e função dos macrófagos.
Aluna de medicina na Anhembi Morumbi. Realiza iniciação científica com bolsa FAPESP, estudando o papel do ritmo circadiano na polarização e função dos macrófagos.
Técnica de laboratório do laboratório de Imunometabolismo.
Camila Souza iniciou seu doutorado na Laboratório de Imunometabolismo da Universidade de São Paulo em 2013 e seu projeto explorou os efeitos terapêuticos do ácido palmitoleico, ácido graxo ômega-7, na esteatose e fibrose hepática.
Seus achados mostraram que o ácido palmitoleico melhora a captação de glicose no fígado pela ativação da via da AMPK mediada por PPARα, e reduz a inflamação hepática pela modulação de macrófagos residentes no fígado.
Em 2018, Camila iniciou seu pós-doutorado na UT Southwestern Medical Center, em Dallas (TX), e como membro do Touchstone Diabetes Center, e ela investigou o papel do GPR92, um Receptor Acoplado à Proteína-G, nas ilhotas pancreáticas. Seus dados mostraram que a ativação de GPR92 reduz a inflamação de macrófagos residentes das ilhotas, estimulando a secreção de insulina.
Atualmente Camila faz parte do time de pesquisa em doenças hepáticas na Takeda Pharmaceuticals em São Diego (CA) onde se dedica a pesquisar diversos alvos terapêuticos que visam modular o fenótipo de células estreladas para tratamento da Fibrose e Cirrose hepática.
“Introdução ao Imunometabolismo, aplicado ao Exercício físico e à Nutrição” tem como principal objetivo trazer ao público da área da ciências da saúde os novos conceitos e descobertas sobre um tema emergente. Baixe gratuitamente agora!
Avenida Lineu Prestes, 1524- Cidade Universitária, Icb-1 sala 435 – SP, 05508-900
Cell and Developmental Biology. Biomedical Sciences Institute of University of São Paulo.
E-mail: jrosaneto@usp.br