O nosso laboratório tem como objetivo investigar os mecanismos imunometabólicos que são modificados em condições inflamatórias crônicas (sedentarismo, envelhecimento, obesidade, diabetes e câncer) e como terapias farmacológicas e principalmente não farmacológicas (treinamento físico e diferentes nutrientes) pode reduzir a inflamação se tornando novas abordagens terapêuticas para essa condição que é um ponto central na maioria das doenças da sociedade moderna.
Temos atuado no desenvolvimento de diversas pesquisas na área de Imunometabolismo, Imunologia do Exercício, Imunonutrição e Imunomodulação e Câncer. Já que essas áreas se complementam em muitos dos nossos estudos. Para isso, nós atuamos na Pós-graduação no programa de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além disso, realizamos a atividade de ensino, pesquisa e extensão junto ao nosso Instituto, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e junto ao grupo de Medicina Translacional do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
Neste site pretendemos detalhar cada uma das nossas atuações para que possam conhecer um pouco mais do nosso trabalho. Desde as nossas pesquisas científicas, disciplinas e alunos matriculados na pós-graduação e os cursos de Especialização que coordenamos ou colaboramos. Além de uma lista de sitese páginas com conteúdo realmente científico, além de artigos e e-book que somos autores e termos permissão para compartilhar de forma gratuita.
O imunometabolismo é um termo criado em 2011 para definir a área de conhecimento que apresenta duas perguntas centrais:
Entender os mecanismos celulares acima descritos permitirá a descoberta de novos alvos que possam mitigar os efeitos da condição inflamatória crônica de baixo grau. Interessante notar que uma condição que leva ao desenvolvimento da inflamação crônica é o sedentarismo. Por isso, o nosso laboratório apresenta como um dos braços de pesquisa o estudo sobre a Imunologia do Exercício. Para que possamos entender quais são os caminhos moleculares que causam a resposta anti inflamatória provocada pelo treinamento físico, principalmente o aeróbio.
Finalmente temos investigado o papel da imunomodulação na resposta anti-tumoral. Sabemos que existe um importante escape das células tumorais da imunovigilância para permitir o desenvolvimento e crescimento do câncer. Assim, reconhecer os mecanismos e investigar terapias auxiliares que aumentem a imunovigilância será de extrema importância na redução do risco e do crescimento das células tumorais.
Professor doutor (2), desde 2013, do departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Professor doutor (2), desde 2013, do departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
“Introdução ao Imunometabolismo, aplicado ao Exercício físico e à Nutrição” tem como principal objetivo trazer ao público da área da ciências da saúde os novos conceitos e descobertas sobre um tema emergente. Baixe gratuitamente agora!
“Introdução ao Imunometabolismo, aplicado ao Exercício físico e à Nutrição” tem como principal objetivo trazer ao público da área da ciências
da saúde os novos conceitos e descobertas sobre um tema emergente. Baixe gratuitamente agora!
Avenida Lineu Prestes, 1524- Cidade Universitária, Icb-1 sala 435 – SP, 05508-900
Cell and Developmental Biology. Biomedical Sciences Institute of University of São Paulo.
E-mail: jrosaneto@usp.br