Laboratório de imunometabolismo Sobre

EN PT ES

O nosso laboratório tem como objetivo investigar os mecanismos imunometabólicos que são modificados em condições inflamatórias crônicas (sedentarismo, envelhecimento, obesidade, diabetes e câncer) e como terapias farmacológicas e principalmente não farmacológicas (treinamento físico e diferentes nutrientes) pode reduzir a inflamação se tornando novas abordagens terapêuticas para essa condição que é um ponto central na maioria das doenças da sociedade moderna.

Temos atuado no desenvolvimento de diversas pesquisas na área de Imunometabolismo, Imunologia do Exercício, Imunonutrição e Imunomodulação e  Câncer. Já que essas áreas se complementam em muitos dos nossos estudos. Para isso, nós atuamos na Pós-graduação no programa de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além disso, realizamos a atividade de ensino, pesquisa e extensão junto ao nosso Instituto, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e junto ao grupo de Medicina Translacional do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Neste site pretendemos detalhar cada uma das nossas atuações para que possam conhecer um pouco mais do nosso trabalho. Desde as nossas pesquisas científicas, disciplinas e alunos matriculados na pós-graduação e os cursos de Especialização que coordenamos ou colaboramos. Além de uma lista de sitese páginas com conteúdo realmente científico, além de artigos e e-book que somos autores e termos permissão para compartilhar de forma gratuita.     

O imunometabolismo é um termo criado em 2011 para definir a área de conhecimento que apresenta duas perguntas centrais:

  •  Como ocorre a interação das células imunológicas com os órgãos metabólicos e como processos fisiológicos (envelhecimento) ou doenças podem alterar essa relação. Como exemplo prático, podemos citar a obesidade. Já está bem demonstrado que o tecido adiposo é um órgão complexo com células que armazenam lipídeos (adipócitos) e muitos outros tipos celulares, inclusive vários subtipos de células imunológicas. Durante a obesidade, o número e tipo de células imunológicas que compõe o tecido adiposo branco, se modificam e passam a produzir fatores que influenciam no quadro de doenças associadas à obesidade levando ao aumento da inflamação crônica de baixo grau. Descobrirmos os mecanismos que levam a essa interação servirá para criar novos alvos que reduzam o impacto do aumento do tecido adiposo em humanos obesos. Outro exemplo pode ser o tecido muscular esquelético que apresenta células imunológicas que interagem com os miócitos para manutenção da homeostasia desse tecido. Em condições patológicas, como a sarcopenia induzida pelo câncer, há um aumento de células imunológicas que produzem fatores inflamatórios que levam a redução da síntese e aumento da degradação proteica. 
  • Outro alvo de estudo do Imunometabolismo é entender as complexas alterações metabólicas que ocorrem na célula imunológica para garantir a correta polarização celular e a função adequada da célula imunológica. Como exemplo, podemos citar os macrófagos. Resumidamente podemos dividir os macrófagos em clássicos (aqueles que apresentam alta capacidade fagocitária, produção de espécie reativas de oxigênio e citocinas pró-inflamatórias) e o alternativo (produz essencialmente fatores de crescimento e regeneração celular, além de citocinas anti inflamatórias). Para a diferenciação do macrófago clássico é necessário um aumento considerável na produção de ATP, junto com mediadores do metabolismo celular que alimentam a via da pentose fosfato, levando a um desvio metabólico que é conhecido por efeito Warburg (alta atividade glicolítica). Enquanto isso, para a diferenciação e manutenção da função celular os macrófagos alternativos precisam aumentar a via de fosforilação oxidativa e metabolismo mitocondrial (Figura 1).
(Figura 1)


Entender os mecanismos celulares acima descritos permitirá a descoberta de novos alvos que possam mitigar os efeitos da condição inflamatória crônica de baixo grau. Interessante notar que uma condição que leva ao desenvolvimento da inflamação crônica é o sedentarismo. Por isso, o nosso laboratório apresenta como um dos braços de pesquisa o estudo sobre a Imunologia do Exercício. Para que possamos entender quais são os caminhos moleculares que causam a resposta anti inflamatória provocada pelo treinamento físico, principalmente o aeróbio.

Finalmente temos investigado o papel da imunomodulação na resposta anti-tumoral. Sabemos que existe um importante escape das células tumorais da imunovigilância para permitir o desenvolvimento e crescimento do câncer. Assim, reconhecer os mecanismos e investigar terapias auxiliares que aumentem a imunovigilância será de extrema importância na redução do risco e do crescimento das células tumorais.


Chefe do Laboratório de Imunometabolismo José Cesar Rosa Neto

Professor doutor (2), desde 2013, do departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. 

Formação

Linha de pesquisa: Imunometabolismo, Imunologia do Exercício, Imunomodulação e Câncer e Imunonutrição.

Currículo

9e287-logo-lattes
Lattes
png-clipart-google-scholar-academic-journal-google-logo-education-google-text-trademark-removebg-preview
Google Scholar
id_logo1800-removebg-preview (1)
ORCID
transferir__2_-removebg-preview
Publons

Chefe do Laboratório de Imunometabolismo José Cesar Rosa Neto


Professor doutor (2), desde 2013, do departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. 

Formação

Linha de pesquisa: Imunometabolismo, Imunologia do Exercício, Imunomodulação e Câncer e Imunonutrição.

Currículo

Clique para ler mais sobre:

9e287-logo-lattes
Lattes
id_logo1800-removebg-preview (1)
ORCID
transferir__2_-removebg-preview
Publons
png-clipart-google-scholar-academic-journal-google-logo-education-google-text-trademark-removebg-preview
Google Scholar

INTRODUÇÃO AO IMUNOMETABOLISMO Livro grátis

“Introdução ao Imunometabolismo, aplicado ao Exercício físico e à Nutrição” tem como principal objetivo trazer ao público da área da ciências da saúde os novos conceitos e descobertas sobre um tema emergente. Baixe gratuitamente agora!

INTRODUÇÃO AO IMUNOMETABOLISMO Livro grátis

“Introdução ao Imunometabolismo, aplicado ao Exercício físico e à Nutrição” tem como principal objetivo trazer ao público da área da ciências
da saúde os novos conceitos e descobertas sobre um tema emergente. Baixe gratuitamente agora!

Avenida Lineu Prestes, 1524- Cidade Universitária, Icb-1 sala 435 – SP, 05508-900

Cell and Developmental Biology. Biomedical Sciences Institute of University of São Paulo.

 E-mail: jrosaneto@usp.br

(11) 3091-0883