Crônicas

Mostra tua força Brasil

Há dez anos, em uma terça-feira mais do que especial, dia oito de julho de 2014, seria aquele, um dia que poderia comemorar duas grandes ocasiões: o aniversário de minha tia e, na minha cabeça na época, a clara classificação do Brasil à final da Copa do Mundo que estava sendo sediada em nosso país.

Leia mais »

Das pequenas “furtunas”

Sempre tive dificuldade de quantificar o tempo, afinal operações e contas não refletem minha escolha pelo jornalismo. Mas consigo sentir o tempo voar sem precisar recorrer à calculadora. A matemática simples de 2000 + X é minha maior aliada para buscar no fundo da memória que ano nasceu o primo João e faleceu a tia Maria. Até o dia que perdi a conta.

Leia mais »

A Bossa Nova dos 18

5, 4, 3, 2, 1… Feliz Ano Novo! Mas, dessa vez, a virada para os 366 dias que viriam carregava um peso amargo de incerteza. A escola — meu maior parâmetro até então — havia acabado e os resultados dos tão sofridos vestibulares estavam por vir. Faltava algo certo ao qual eu pudesse me segurar.

Leia mais »

A espera do viver

Desde pequenos, aprendemos a dar valor a coisas que ainda não podemos tocar. Eu lembro dos adesivos novos no caderno do começo do ano escolar. Cada um deles era escolhido com cuidado, brilhando com personagens e cores, como se carregasse a promessa de um ano inteiro de aventuras. Era só abrir o caderno, olhar para aquele adesivo tão bonito e pronto: eu travava.

Leia mais »

“É tudo uma questão cultural”

Como um amante do futebol, sempre busco assistir o maior número possível de partidas. Mesmo sem ser do meu time, acompanho diversos embates no cenário sul-americano, principalmente quando se trata da maior competição entre clubes do continente: a Libertadores da América.

Leia mais »

Semana Tranquila

A Nürburgring Nordschleife é uma pista de corrida permanente na Alemanha. Você deve ter ouvido falar se já jogou algum Gran Turismo ou é fã de automobilismo. Um dos circuitos mais famosos internacionalmente, conta hoje com 22 quilômetros de extensão, sendo o maior do mundo. Com 22 quilômetros você poderia ir, por exemplo, de San Diego, na Califórnia, até o centro de Tijuana, no México. Eu levo 37 quilômetros da minha casa para o trabalho. São Paulo é imensa, a maior cidade do hemisfério sul.

Leia mais »

Doença Crônica

Nesse exato momento me encontro sentado tentando escrever uma crônica de última hora. Abro diferentes textos no meu bloco de notas, leio as crônicas dos meus colegas e tento acompanhar as recomendações que o professor passou em aula “Façam algo de interesse público, baseado na vida real”. Por que será que eu esperei até o último minuto para fazer o meu texto? Não podia ter feito isso antes?

Leia mais »

Entre tragédias e outros caminhos

Há uns dias, soube de uma desistência. Sim, uma desistência. Anunciada, inclusive, em alto e bom som, sem aviso prévio. Meu protesto em relação a ela foi imediato, se deu logo depois da última sílaba do pronunciamento. Não podia ser! Onde já se viu!? Nem pensar! É uma decisão tomada no calor do momento. Afinal de contas, não se pode deixar o samba morrer ou acabar – é preciso que o show continue. Precisamos nos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Desistir? Não! Tentar outra vez.

Leia mais »