Acervo - Maurício de Paiva

Fotos por MAURÍCIO DE PAIVA

Visando garantir o registro de nossas escavações arqueológicas e equipe, assim como de nossos acervos, com fins de ensino e divulgação atrativa para um público mais amplo, o LAAAE-USP contou com a parceria do renomado fotógrafo documentarista Maurício de Paiva.

Formado em Comunicação Social com experiência na Austrália e Espanha, é fotógrafo documentarista, curador e jornalista independente, dedica-se a contar histórias, com grande rigor informativo e estético, em áreas como direitos humanos, futebol, arqueologia sul americana e em temáticas socioambientais diversas, com ênfase nas comunidades tradicionais da Bacia Amazônica. Colaborador regular na revista National Geographic Brasil desde 2004, já tendo publicado mais de 20 reportagens. Obteve 04 prêmios Abril de Jornalismo pela revista. Já atuou como freelancer no Jornal Folha de S.Paulo e para as revistas Época, Greenpeace Magazine de Alemanha, Globo Rural, Science Illustrated Magazine e publicações científicas: Revista FAPESP, SCIENTIFIC AMERICAN e DOSSIERS  d’ARCHÉOLOGIE.

Maurício fotografa, reporta e pesquisa na Amazônia há 15 anos. Já realizou incursões em diversos sítios arqueológicos da Amazônia, criando narrativas visuais na perspectiva da antropologia – visual na companhia de caboclos e ribeirinhos, buscando conectar e entender como seus atuais modos de vida refletem o passado milenar das regiões, inclui a observação sobre o manejo de plantas como dieta. Viaja ao Amapá, Amazonas e Pará regularmente desde 2007. Ele também acompanha expedições bioantropológicas no Brasil central com equipes interdisciplinares do mundo todo e se debruça em coleções arqueológicas da Amazônia brasileira e da América do Sul em parceria com instituições como o Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva do Instituto de Biociências da USP, o Museu Emílio Goeldi (Pará), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) e o Museo Arqueológico de La Serena – Rescate Arqueológico El Olivar (Chile). Atualmente também produz videos para edições em audiovisuais sobre a Amazônia e os amazônidas, contando histórias de narrativa autoral para empresas como a Natura.

Maurício tem três livros publicados (Amazônia Antiga, DBA, 2008; Futebol na Amazônia, Imagem e Alarido, 2012; e Rufar dos Tambores, Imagens e Encontros Afroamapaenses, SECULT, 2013), realizou exposições no Brasil: “Foto_Arqueologia que Fica Na Amazônia: sítios_vestígios_andejos ribeirinhos” (IPHAN /CADAM);
“Alaridos Jogo dos elementos” (SESC – SP), “RAHCI_Revelando Ativos Humanos dos Castanhais do Iratapuru, no Amapá  e participou de outras nos EUA, México e França – como a recente “PRECIEUX POISONS D’AMAZONIE, no Musée Dobrée de Nantes, França (2019).

fotomauricio@gmail.com

Confira algumas imagens a seguir: