Membros do Laboratório
Coordenadoras

Profª. Dra. Adriane Lima Mortari Moret
Fonoaudióloga pela Faculdade do Sagrado Coração (1985). Possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela USP.
Professora Associada MS-5 do Departamento de Fonoaudiologia e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB/USP.
Atua na linha de pesquisa de Processos e Distúrbios da Audição, com ênfase em Audiologia Educacional, principalmente nas seguintes áreas: método aurioral, implante coclear, habilitação e reabilitação auditivas da criança e percepção auditiva da fala, aquisição da linguagem falada da criança com deficiência auditiva.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/1354208872505523

Profª. Dra. Regina Tangerino de Souza Jacob
Fonoaudióloga pela USP (1996). Possui mestrado em Educação Especial pela UFSCar (1999) e doutorado em Ciências da Reabilitação/ Distúrbios da Comunicação Humana pelo HRAC-USP (2004).
Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP.
Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente em dispositivos eletrônicos para indivíduos com deficiência auditiva e reabilitação auditiva.
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Centro de Pesquisas Audiológicas, professora visitante no The Hearing Health Lab, School of Behavioral And Brain Sciences, University of Texas at Dallas, com bolsa FAPESP BPE (2020-2021) e bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/3183029315983412

Profª. Dra. Natália Barreto Frederigue Lopes
Fonoaudióloga pela USC (1995), com especialização em Audiologia Educacional pelo HRAC-USP (1996-1998). Possui Mestrado em Fonoaudiologia pela PUC-SP (2000), Doutorado em Psicologia, na área de concentração Neurociências e Comportamento pela USP (2006) e Pós-Doutorado pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP com bolsa FAPESP (2008 – 2011). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Atuou na Divisão de Saúde Auditiva (HRAC-USP, 2001-2006), no Programa de Implante Coclear da Seção de Implante Coclear (HRAC-USP, 2006-2008), no Núcleo do Ouvido Biônico do Hospital Samaritano de São Paulo (2008-2014).
Tem experiência na área de Audiologia, atuando principalmente em: habilitação e reabilitação auditivas.
Docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP desde 2014, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC-USP e pesquisadora do grupo de pesquisa Centro de Pesquisas Audiológicas.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/0778137151607629
Membros

Fga. Thais Corina Said de Angelo
Fonoaudióloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Especialista em Audiologia Clínica e Educacional pelo Hospital de Reabilitação de Anomailas Craniofaciais HRAC – USP Bauru (2008) e Mestra em Ciências – Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo (2012).
Atua na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP nas áreas de diagnóstico audiológico infantil e adultos, em amplificação e intervenção auditiva.
Responsável pelo setor de reabilitação auditiva e sistema de microfone remoto da Clínica de Fonoaudiologia FOB-USP, atuando na Saúde Auditiva.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/4644608896576300
Pós-Graduação

Aline Daniela Gomes da Silva Vieira
É aluno(a) da pós-graduação no Programa Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela FOB – USP. Realiza sua tese (ou dissertação) científica na condição de bolsista CAPES, na área de (re)habilitação auditiva e análise do comportamento verbal e simbólico. Seu projeto atual consiste em elaborar e aplicar um pacote de treinamento parental completamente baseado em Behavioral Skills Training- BTS para verificar o efeito do programa de ensino sobre o desempenho dos pais de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva e usuária de implante coclear no ensino habilidades comportamentais para o uso consistente do dispositivo; ampliar o repertório comportamental sobre a identificação dos operantes verbais em seus filhos para emitir comportamentos que interfere sobre o comportamento verbal deles, de modo que eles desenvolvam um ambiente facilitador para o aumento do comportamento de ouvinte e falante. E por fim, continuar com a linha de investigação apontada pelo estudo de Vieira e Almeida-Verdu (2023) sobre a emergência de intraverbal (pré-requisito para a comunicação avançada, (cumprimentos, conversas, descrições de uma história, dentre outros) e na aquisição de habilidades acadêmicas (responder perguntas, contar etc.) via Multiple Exemplar Instruction – MEI (Instrução por Múltiplos Exemplares).
Como projeto(s) concluído(s), “Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal”, já publicou pesquisas na área de ensino e aprendizagem; análise do comportamento verbal e apresentou o(s) trabalho(os) “Intraverbal After Multiple Exemplar Instruction in Children” e “Independência funcional entre comportamento de ouvinte e falante em crianças com diferentes diagnósticos” nos respectivos eventos científicos: 49th Annual Convention – Association for Behavior Analysis International (ABAI) e 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link http://lattes.cnpq.br/2556824378856957

Anderson Vinícius de Moraes Ortega
Graduado em Direito pela Faculdades Integradas de Bauru – FIB em 2012. Pós-Graduado em nível de Especialização em Direito Penal e Processo Penal pelo Gran Centro Universitário em 2023. É aluno da Pós-Graduação no Programa Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela FOB-USP. Realiza sua pesquisa na Linha: Processos e Distúrbios da Audição na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste em desenvolver um estudo sobre a acessibilidade e inclusão das pessoas com DA numa interface entre os direitos fundamentais destas e os vícios inconstitucionais que o legislador e os demais administradores das entidades federativas (Município, Estado e União) cometem ao regulamentar as normas programáticas limitando ou quase inutilizando a eficácia de uma política pública sobre tecnologia assistiva que, quando mal concebida ocasiona a judicialização da saúde pública auditiva no Brasil levando o Poder Judiciário a legislar numa forte função atípica, gerando instabilidades e enfraquecendo a própria Separação dos Poderes e, consequentemente, nossa Constituição Federal. Como projetos concluídos, já publicou pesquisas na área de Direito Civil Sucessão testamentária: aspectos da deserdação, apresentado na VII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru – FIB e também na Revista JurisFIB; e Direito Penal e Processo Penal, Criminiologia Queer apresentada ao Gran Centro Universitário. Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: https://lattes.cnpq.br/3199423098080763

Clara Braz Iplinsky
Aluna da pós-graduação no Programa Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela FOB – USP. Realiza sua tese (ou dissertação) científica na condição de bolsista Capes, na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste no estudo do aro magnético, uma tecnologia assistiva pouco conhecida no Brasil e de difícil acesso. Trata-se de um dispositivo que favorece a relação sinal/ruído em locais públicos, realizando uma conexão direta entre um microfone externo e um aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou implante coclear (IC).
Como projeto(s) concluído(s), Aro magnético: avaliação do benefício para os usuários de aparelho de amplificação sonora individual já publicou pesquisas na área de (re)habilitação auditiva e apresentou o(s) trabalho(os) nos respectivos eventos científicos: EIA 2022.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link http://lattes.cnpq.br/2142995340091896

Hugo Amilton Santos de Carvalho
Aluno da pós-graduação no Programa Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela FOB – USP.
Realiza sua tese científica na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste na normatização de medidas da plataforma PALETA para avaliação de esforço de escuta através de paradigma de dupla tarefa dividida por faixa etária. O processo de dupla tarefa está relacionado à execução eficiente de várias operações mentais simultâneas, como acontece no ambiente de aprendizagem. O paradigma da dupla tarefa é uma avaliação composta por um teste de fala no ruído (tarefa primária), juntamente com outra tarefa, como, por exemplo, uma tarefa de memorização (tarefa secundária) para avaliação do esforço auditivo. Desta forma, a PALETA foi elaborada para ser executada como uma tarefa secundária.
Como projeto(s) concluído(s), já publicou estudos na área de diagnóstico audiológico e otoneurológico e apresentou o(s) trabalho(os) Panorama quantitativo da indicação de dispositivos auditivos de um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva da rede SUS e Função vestibular na deficiência grave de GH devido a uma mutação inativadora no gene receptor do hormônio liberador de GH nos respectivos eventos científicos: Encontro Internacional de Audiologia.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link http://lattes.cnpq.br/4931065537171882

Larissa de Almeida Carneiro
Aluna da pós-graduação no Programa Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela FOB – USP. Realiza sua tese científica na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste na tradução e validação das escalas de fadiga auditiva “Vanderbilt Fatigue Scale (VFS -Peds) ” para crianças, pais/responsáveis e professores. Sabe-se que crianças com deficiência auditiva podem ter dificuldade em compreender a fala em situações de escuta desfavoráveis, como em ambientes ruidosos, reverberantes, e/ou quando existe uma distância entre o falante e o ouvinte. Tais situações são muito comuns de serem vivenciadas, principalmente, por crianças em idade escolar. Como consequência do esforço auditivo, podem ser elencados o estresse, a fadiga e os prejuízos no desempenho acadêmico. Entendendo o impacto da fadiga relacionada ao esforço de escuta, conseguiremos, durante o processo de reabilitação auditiva, propor estratégias para minimizar essa fadiga.
Como projetos concluídos tem a atualização e validação do site autoinstrucional REMIC como ferramenta de capacitação de professores e a tradução e validação de Checklists de autoadvocacia. Já publicou pesquisas na área de (re)habilitação auditiva e apresentou os trabalhos nos respectivos eventos científicos: EIA 2021 e Internet & Audiology 2021 Conference.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link lattes: http://lattes.cnpq.br/2703202231028691
Graduação

Amanda Silva Nery
Aluna graduanda em fonoaudiologia pela FOB – USP. Realiza iniciaçăo científica na condição de bolsista PUB, na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste em desenvolver um site informativo sobre o Laboratório de Audiologia Educacional da FOB-USP.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/0411586064746495

Julliane De Oliveira Marani
Aluna graduanda em fonoaudiologia pela FOB – USP. Realiza iniciação científica na condição de bolsista PET Fonoaudiologia na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste em desenvolver um site informativo sobre o Laboratório de Audiologia Educacional da FOB-USP.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/4693914218872057

Lucas Marini Gonçalves
Aluno graduando em Fonoaudiologia pela FOB-USP. Bolsista PET-Saúde 2022/2023 na área de Literatura e Cuidado à Saúde Mental. Realiza projeto de pesquisa na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste no estudo da bobina telefônica, presente nos aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) e/ou implante coclear (IC); e aro magnético, uma tecnologia assistiva pouco difundida no Brasil, que tem como principal objetivo melhorar a relação sinal/ruído, através de uma conexão sem fio (wireless).
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: https://lattes.cnpq.br/0543064351025938

Tatiane Thais Andrade de Almeida
Aluna graduanda em Fonoaudiologia pela FOB – USP.
Realiza iniciação científica na condição bolsista CNPq (PIBIC), na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste em testar a eficiência de um material informativo desenvolvido por nosso grupo de pesquisa, acerca de aplicativos voltados para pessoas com deficiência auditiva que podem ser úteis em seu dia a dia, o qual é intitulado como “Cartilha informativa sobre aplicativos de acessibilidade auditiva”.
Como projeto concluído possui “Smartphones como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência auditiva”, no qual foi bolsista PUB.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: https://lattes.cnpq.br/4017463902501866

Thuany Gasparoto Trabuco
Aluna graduanda em Fonoaudiologia pela FOB – USP.
Realiza iniciação científica na condição de bolsista PUB, na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste em desenvolver um website informativo sobre o Laboratório de Audiologia Educacional da FOB-USP para divulgação das informações sobre as (re)habilitação auditivas.
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/8671711930415595

Vitória Ferreira Torrezam
Aluna graduanda em Fonoaudiologia pela FOB – USP. Realiza iniciação científica na condição de bolsista PUB, na área de (re)habilitação auditiva. Seu projeto atual consiste em testar a eficiência de um material informativo desenvolvido por nosso grupo de pesquisa, acerca de aplicativos voltados para pessoas com deficiência auditiva que podem ser úteis em seu dia a dia
Para saber mais, acesse o currículo lattes clicando no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/0275421033689659