Programa de Pós - Graduação em Fonoaudiologia

          O programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia tem como área de concentração os Processos e Distúrbios da Comunicação. O objetivo do Programa é de desenvolver atividades didáticas e de pesquisas centradas na comunicação e nas funções orofaciais, e na sua inter-relação com outras ciências. 

       Dentro da sua área de concentração, o programa abriga projetos que abordam a promoção da saúde, a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação dos distúrbios relacionados à comunicação e às funções orofaciais.

       Além disso, ele integra o uso das tecnologias de informação e comunicação nessas áreas, oferecendo suporte para o desenvolvimento de políticas públicas. Para isso, o programa dispõe de uma infraestrutura de laboratórios de pesquisa equipados, financiados por meio de auxílios à pesquisa obtidos pelos docentes. Além disso, estabelece convênios técnico-científicos que promovem a formação científica abrangente dos alunos, assim como a produção técnica e bibliográfica tanto dos professores quanto dos estudantes.


Laboratório de Acessibilidade Auditiva e Audiologia Educacional 

       O Laboratório de Acessibilidade Auditiva e Audiologia Educacional tem como linha de pesquisa os Processos e Distúrbios da Audição. 

       Na linha de pesquisa Processos e Distúrbios da Audição, os projetos abrangem o estudo da audição, explorando os fundamentos teórico-práticos subjacentes às ações preventivas relacionadas à saúde auditiva. Isso inclui a investigação em avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica dos distúrbios auditivos e do equilíbrio. Os domínios de pesquisa científica englobam os processos relacionados à identificação precoce de deficiências auditivas, intervenções clínicas e educacionais em diferentes faixas etárias, e a exploração de tecnologias avançadas como aparelhos de amplificação sonora individuais, sistemas de frequência modulada, implantes cocleares, e outras tecnologias implantáveis.

       Ademais, as pesquisas visam desenvolver protocolos para aprimorar a prevenção, diagnóstico e intervenção das deficiências auditivas. Alinhada com as tendências das pesquisas internacionais, a linha de pesquisa em Processos e Distúrbios da Audição destaca-se por explorar a plasticidade neuronal auditiva, proporcionando avanços baseados em evidências científicas nacionais na intervenção da deficiência auditiva. Este enfoque beneficia tanto a nova geração de bebês quanto a crescente população idosa.

       A linha de pesquisa em Processos e Distúrbios da Audição proporciona amplas oportunidades para a formação acadêmica profissional, imersa em um ambiente acadêmico e científico dinâmico. Este ambiente é enriquecido por meio de um ativo programa de serviço público clínico de extensão e pesquisa, permitindo que os alunos vivenciem e reflitam sobre as políticas públicas relacionadas à saúde auditiva. Os alunos são integralmente envolvidos nos métodos e procedimentos clínicos em toda a extensão da prática em audiologia, colaborando de maneira próxima com os docentes do programa. Essa prática é contextualizada nas bases científicas que fundamentam as abordagens clínicas.

Para saber mais, acesse o site da Pós-Graduação da FOB-USP, clicando aqui