COIL/VSAT Projeto 2024

Bem-vindo ao COIL VSAT de Maio de 2024

Bem-vindo ao COIL VSAT de Maio de 2024

O projeto COIL/VSAT (Collaborative Online International Learning (COIL) / Virtual Storytelling Application and Toolkit (VSAT) é descrito nas notas abaixo. Você também encontrará descrições e links para as experiências VSAT apresentadas no Simpósio VSAT COIL de Maio de 2024 da Universidade de São Paulo/Oxford Brookes University.

As experiências VSAT foram projetadas para serem visualizadas em um headset de Realidade Virtual, mas nem todo mundo tem um desses à disposição, então, felizmente, você também pode ver essas experiências na sua tela plana – quanto maior, melhor!

Os links na lista descritiva abaixo levam você a uma ampla variedade de experiências de Realidade Virtual em 360°. Títulos em preto estão chegando em breve!

Assim que alguns pequenos ajustes no software forem concluídos, será possível visualizar essas experiências em um óculos de Realidade Virtual de papelão (por volta de R$50). As instruções serão atualizadas assim que isso for possível.

Para Visualizar a experiência VSAT

● Abra uma ‘experiencia’ usando um dos links abaixo
● Algumas das experiências possuem som, indicado por um ícone de alto-falante. Para ouvir o som, certifique-se de ligar os alto-falantes e aumentar um pouco o volume. (No momento, é preciso experimentar para descobrir quais têm som!)


● Clique no link para abrir a experiência que você quer ter


● Você será imerso no primeiro espaço da experiência. Arraste o ícone de mão (o ponteiro do seu mouse) para olhar ao redor, incluindo para cima e para baixo.


●Os ‘menus’ (veja a imagem à esquerda) estão lá para guiar, informar e desafiar você.


●Os ‘menus’ também oferecem a oportunidade de avançar na experiência ‘saindo’ do espaço atual para ir a um novo espaço. Para fazer isso, use o grabber para mover a imagem de modo que o pequeno círculo preto (circulado de vermelho na imagem) se sobreponha a uma ‘saida’. A ‘saida’ é representada por um rótulo em uma caixa cinza com contorno branco abaixo do texto principal.

●Às vezes, há apenas uma ‘saida’, outras vezes você tem várias opções de movimento. Na ilustração aqui, observe como o círculo preto está na 2ª caixa de escolha. Clique com o botão esquerdo nesta caixa para ir para o destino nomeado.

● Continue até chegar ao final da experiência ou quando estiver pronto para parar. Use o botão ‘x’ na aba do seu navegador para fechar a experiência.

● Esteja ciente de que o VSAT consome bastante conexão de internet, e as experiências podem congelar ou travar. Basta usar o botão ‘x’ para sair e começar novamente.

USP/OBU

COIL/VSAT

Simpósio

8 de Maio de 2024

Professor Almir Almas na Caverna de realidade virtual da OBU

O que é VSAT?

The Virtual Storytelling Application and Toolkit é um software de código aberto desenvolvido pela Universidade Oxford Brookes e pelo Conselho do Condado de Oxfordshire como uma ferramenta de engajamento comunitário. Ele permite que os usuários programem facilmente softwares de realidade virtual (VR) em 3D para construir uma narrativa. Os estudantes usaram o VSAT de forma independente para criar suas próprias experiências de realidade virtual para fins acadêmicos e artísticos.

O que é COIL?

Collaborative Online International Learning

é uma ferramenta pedagógica que facilita a mobilidade virtual para desenvolver colaboração, habilidades, entendimento e amizade globais e de empregabilidade. Na USP, isso foi feito dentro de um Curso Superior de Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e permitiu aos alunos criar documentários e histórias em realidade virtual (VR). Na OBU, isso foi alcançado por meio de Módulos de Estudo Independente que permitiram aos alunos de Antropologia, Criminologia, Literatura Inglesa, Geografia e História da Arte criar narrativas em VR específicas para suas áreas de estudo.

A OBU e a USP exploraram juntas o potencial do VSAT para construir narrativas de diferentes tipos durante 3 meses em 2023. A tecnologia foi ensinada coletivamente e os estudantes se apoiaram mutuamente para desenvolver suas ideias, discutir estruturas narrativas e resolver problemas do processo e da tecnologia.

Parceiros

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais antigas, maiores e mais importantes universidades públicas do Brasil. Almir Almas, chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, lidera o Lab-ArteMedia e o desenvolvimento de conteúdo XR/VR no CTR e PPGMPA/ECA/USP.

A Universidade Oxford Brookes (OBU) no Reino Unido começou sua trajetória em 1865 como a Escola de Arte de Oxford. Eric White, um dos fundadores do VSAT, é o Investigador Principal do Projeto Avant-Gardes and Speculative Technology da OBU. Athene Reiss lidera o desenvolvimento da COIL na Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais.

A equipe de Serviços Digitais da Oxford Brookes e a Biblioteca da Universidade fornecem instalações, suporte técnico e equipamentos para os nossos estudantes.

O evento do simpósio da OBU foi apoiado por um HSS Student Experience Development Grant, desenvolvimento e treinamento do Programa de Pesquisa Aberta da UK Reproducibility Network, financiamento PrINT USP/CAPES e FAPESP dos governos de São Paulo e do Brasil.

Troca de Conhecimentos/Pesquisa

A OBU e a USP submeteram propostas conjuntas para desenvolver o VSAT com o objetivo de avançar a tecnologia e seu potencial para a mudança social, incluindo a contação de histórias de migrantes e refugiados em Oxford e São Paulo.

Ensino e aprendizado

Alunos interessados no programa COIL/VSAT 2025 deveram contactar Athene Reiss preiss@brookes.ac.uk.

Nossas experiencias VSAT

Ana Cândida Becker (USP)

Niemeyer no Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera nasceu em 1954 no contexto das celebrações do quarto centenário de São Paulo, no aniversário da Revolução Constitucionalista. Trace um caminho margeando a arquitetura no contexto da vanguarda que floresceu naquele momento.


Alex Fox (OBU)

A Lesson in The Humean Mosaic

Explore os fundamentos da teoria da causação de David Hume para se envolver no ‘Mosaico Humeano’.

 

 
 


Liv Gilbert (OBU)

Arte de rua de oxford

Viva a experiência de Oxford movendo-se pela cidade para ver murais oficialmente encomendados pelo conselho municipal, que mostram sua visão da cidade, e descubra grafites pintados por cidadãos para dar voz aos seus descontentamentos com base em suas próprias realidades da cidade.


Jennifer Lee (OBU)

Culturas e subculturas em oxford

Esta exploração contrasta a natureza transitória das pessoas e sua experiência da cultura perpétua de Oxford, destacando aqueles que estiveram aqui durante todo o processo e aqueles que apenas experimentam uma janela breve.


Anna Julia Grandchamp Leme (USP)

Coelho e cão

Essa experiência é um tipo simplificado de jogo de interpretação de papéis, onde o jogador testemunha todas as nuances e informações sobre um caso de serial killer dos anos 90, em uma narrativa que faz referência a podcasts famosos de crimes reais.


Oscar McEntee (OBU)

The disturbing nature of consciousness and reality

Esta história oferece um vislumbre da experiência humana, tão familiar a todos, e da sensação inquietante que acompanha os sentimentos de mortalidade, filosofia e a sensação visceral da própria vida.


Audrey Cohim Hereda de Freitas Marinho (USP)

Gateway to yesterday

Você está no corredor de uma casa, cercado por portas fechadas. Preste atenção, há pistas sobre a história deste lugar. Escolhas precisarão ser feitas e cada pedaço de informação pode ajudá-lo. O que está por trás das portas e de quem são essas memórias?


Kit (Christina) Menezes (USP)

The river and the persona living around memory

A Rua do Porto é o marco fundador da cidade de Piracicaba, cuja população dependia inteiramente do rio como única possibilidade de sustento. O território habitado por povos indígenas até o século XVIII recebeu, no início do século XX, mulheres negras recém-libertadas.


Freya Sharman (OBU)

Showcase of challenges faced by autistic students in a university setting

Com base em pesquisa secundária e primária, este “dia na vida” retrata desafios relacionados a viagens, interação social, comunicação, navegação pelos campi e mais, por meio de dois caminhos diferentes.


Daniela Souto (USP)

Wreckage: behind, beneath and beyond

Um cenário arruinado, uma pessoa ferida e um lugar abandonado revelam histórias de desolação, resistência e possibilidade de renovação. Eles nos contam histórias de perdas, sobrevivência e esperança persistente. Quando vemos uma pequena planta rompendo o concreto poderoso no meio do nada, sentimos uma mistura de admiração pela força da natureza e reflexão sobre a resiliência frente à adversidade.

Após um longo e rigoroso inverno, a primavera sempre chega, trazendo consigo a promessa de renovação e crescimento. No entanto, a questão que surge é até quando essa renovação será possível, dada a complexidade e os desafios que o ambiente enfrenta.