Pesquisa e realização em VR movimenta programação do X-Reality USP nesta segunda (01)

Último dia do evento acontece no CTR-ECA-USP a partir das 9h30 desta segunda-feira (01)

Os paradigmas entre produção, pesquisa e recepção de trabalhos em realidade virtual, expandida e mista vão ser abordados no último dia da programação do X-Reality USP Conferência + Mostra. Nesta segunda, o evento acontece no CTR ECA USP, a partir das 9h30. A programação é inteiramente gratuita.

O evento começa com uma pequena fala de abertura e boas vindas dos idealizadores do X-Reality USP. No espaço, o Prof. Dr Almir Almas (LabArteMídia – PPGMPA ECA/USP), VJ pixel (memeLab) e Mariá Rakusânvová (Raindance) farão um pequeno paronamo das questões que movem Talks e mesas redondas da programação.

Programação da manhã reúne talks sobre pesquisa e realização

Em seguida, a primeira sessão de talks do X-Reality propõe deixar em evidência as tensões e alianças entre experiências de realizadores e pesquisadores, com ênfase na busca por aplicações estético-políticas e científicas para as tecnologias e linguagens desenvolvidas em X-Reality. O espaço reúne falas da pesquisadora e realizadora Lyara Oliveira (LabArteMídia – PPGMPA ECA/USP), do Prof. Marcelo Zuffo  (POLI/USP – LSI TEC – CITI), dos realizadores Pablo Diego e Rodrigo Oliveira (Jandig) e de Tadeu Jungle (Academia Filmes).

Conheça os participantes dos Talks:

Lyara Oliveira apresenta o percurso do LabArteMídia e relata o processo de DIASPORÁTICAS, sua pesquisa prático-teórica atualmente em desenvolvimento no PPGMPA – ECA/USP.

Marcelo Zuffo apresenta os desafios em realidade virtual para o processamento digital de imagens e visualização científica por meio do projeto Desafios da Simbiose Humano-Computador – Nas Fronteiras dos Mundos Real e Virtual, exposta no X-Reality. Zuffo é Professor Titular da USP e coordenador do Grupo de Computação Visual e Meios Eletrônicos Interativos do Laboratório de Sistemas Integráveis (POLI/USP – LSI TEC – CITI).

O realizador e produtor Tadeu Jungle, Academia Filmes colocará em questão o uso da realidade virtual como ferramenta de impacto social. Jungle produziu e dirigiu Rio de Lama, Fogo na Floresta e Ocupação Mauá, filmes em 360 exibidos no showcase de realidade virtual do X-Reality.

Pablo Diego e Rodrigo Oliveira, colocarão em evidência as potencialidades de democratização das tecnologias em realidade virtual com o estudo de caso de Jandig, plataforma aberta e de software livre que auxilia pessoas a criar, compartilhar e expor arte em realidade aumentada.

 

Talks e discussão sobre pesquisas e projetos em X-Reality compõem programação da tarde 

A programação do X-Reality continua durante a tarde com a mesa-redonda Pesquisa e Projetos em X-Reality, agendada para 12h30. O espaço busca apresentar um panorama sobre projetos e grupos de pesquisa envolvidos comprometidos com a reflexão e a prática de processos imersivos, interativos e de realidade virtual, aumentada e mista. A mesa reúne Cristian Cunha, da Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) e integrantes do Lab eXtremidades Lucas Lespier, do Laboratório de Tecnologias Interativas (Interlab POLI/USP). Os pesquisadores Eduardo Acquarone (ISCTE – Portugal / Obted – LabArteMídia) e Giselle Beiguelman (FAU/USP) completam a programação da mesa redonda.

 

Realizadores participam de segunda rodada de talks

A segunda rodada de Talks acontece a partir das 15h e conta com Ygor Marotta (VJ Suave), Rafael Ferraz (Greenpeace), Ricardo Laganaro (ARVORE Experiências Imersivas) e Simone Kliass (XRBR – Hub Brasileiro de X-Reality). O espaço coloca em evidência distintas abordagens não acadêmicas, experiências e desafios para a criação e expansão das experiências X-Reality no contemporâneo e sua expansão.

O paulistano VJ Suave (Ygor Marotta) apresenta sua trajetória enquanto artista visual e performer e o trabalho instalativo “Floresta Encantada”, investigação em realidade, animação 3D, programação, áudio espacializado e Unity.

Rafael Ferraz coloca em questão as estratégias usadas pelo Greenpeace Brasil para mobilização social em torno da preservação do meio ambiente por meio da experiência imersiva Munduruku, exibida no X-Reality USP.

Ricarco Lagarno, coloca em questão o desfazimento da separação cartesiana corpo-mente em sua fala. Lagarno é desenvolvedor e criador de narrativas imersivas apresenta a experiência ARVORE, também exposta durante o X-Reality.

Simone Kliass, integrante fundadora do Brazilian Hub of X-Reality (XRBR) colocará em questão as articulações profissionais e estéticas em torno do HUB brasileiro e a importância da voz na constituição das experiência imersivas.

 

Curadora do Raindance Immersive Stories encerrará X-Reality USP

Mariá Rakusânvova, curadora do Raindance Immersive Stories, mostra do Raindance Film Festival dedicada à experiências em cinema expandido encerra o X-Reality com a conferência From The Flight Deck: The Current Landscape in XR. No espaço, Rakusânvova compartilhará sua experiência curatorial no festival e apresentará um panorama da produção e do consumo de narrativas imersivas.

 

Realização

O X-Reality é um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, em conjunto com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e o Programa em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), tendo como parceiro internacional o Raindance Film Festival, através do “Raindance Immersive Stories and Interactive Worlds”, e como parceira nacional a EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas.

O evento tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), no âmbito do Edital Nº 29/2018, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com recursos aportados por meio de Auxílio Financeiro à Projeto Educacional e de Pesquisa (AUXPE). O X-Reality USP também tem apoio e suporte técnico-operacional de Samsung Ocean, MemeLab e apoio Greenpeace Brasil, e SPCine – Secretaria Municipal de Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO CTR-ECA-USP:

9h30 – Credenciamento

10h – 10h30 – Abertura

Com Almir Almas (PPGMPA – CTR ECA/USP – LabArteMídia), VJ pixel (memeLab), Mariá Rakusânvová (Raindance).

10h30 – 12h – TALKS

Com Lyara Oliveira(PPGMPA – ECA/USP – LabArteMídia), Tadeu Jungle (Junglebee), Pablo Diego e Rodrigo Oliveira (Jandig) e Marcelo Zuffo (POLI/USP – LSI TEC – CITI).

12h30 – 14h – Mesa-redonda – Pesquisa e Projetos X-Reality

Com Cristian Cunha (EBAC), Lucas Lespier (PUC-SP – lab eXtremidades), Romero Tori – (POLI/USP – Interlab – Laboratório de Tecnologias Interativas), Giselle Beiguelman – (FAU/USP), Eduardo Acquarone (ISCTE – Portugal / Obted – LabArteMídia). Mediação de Luís Angerami (CTR – ECA/USP – LabArteMídia).

15h às 16h30 – TALKS

Com Ygor Marotta (VJ Suave), Rafael Ferraz (Greenpeace), Ricardo Laganaro (ARVORE Experiências Imersivas) e Simone Kliass (XRBR – Hub Brasileiro de X-Reality).

17h00 – 18h00: KEYNOTE

Mariá Rakusânvova (Curadora Raindance Immersive Stories) – From The Flight Deck: The Current Landscape in XR

ECA/USP – ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

Departamento de Cinema, Rádio e TV – CTR, Auditório A – Universidade de São Paulo – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Prédio 4,

Cidade Universitária Butantã, São Paulo.