Inovação e linguagem são temas do primeiro debate do X-Reality USP

A mesa-redonda Inovação e Linguagem X – Reality colocou em evidência a potencialidade transdisciplinar da realidade virtual para o incremento de experiências estéticas e técnicas, suas utilizações e linguagens. A mesa reuniu a artista e pesquisadora Rejane Cantoni, o integrante do LabArteMídia Regis Rossi, o programador e desenvolvedor Valdir Rodrigues e Antônio Coutinho, representante da Vrone – EBAC. A mediação do debate foi feito por Lyara Oliveira, do LabArteMídia.

Rejani Cantoni apresentou o percurso de sua pioneira trajetória profissional e as parcerias estabelecidas para a realização de algumas de suas obras, como o Projeto Mona Visa e Projeto Op_Era. Para Cantoni, seu processo busca romper com a simulação do mundo físico e possibilitar uma entrada na tela.

Regis Rossi, integrante do LabArteMidia, apresentou o processo de construção sonora Beco, vídeo em 360º realizado pelo LabArteMídia e em exibição no showcase de Realidade Virtual do X-Reality USP. Rossi desafiou o público a pensar não somente a imagem em 360º, mas nos desafios impostos pela sonorização da realidade virtual.

O programador e desenvolvedor de jogos em VR Valdir Rodrigues apresentou sua experiência na Tapps Br, empresa nacional de destaque no segmento. Já Antônio Coutinho (EBAC – Vrone) contou como as experiências em realidade virtual começaram a ser utilizados como maneira de driblar a crise no setor e que a tecnologia permite explorar a criatividade do arquiteto/decorador sem desperdícios, além de gerar outras experiências no mercado.

O X-Reality é um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, em conjunto com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e o Programa em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), tendo como parceiro internacional o Raindance Film Festival, através do “Raindance Immersive Stories and Interactive Worlds”, e como parceira nacional a EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas.

O evento tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), no âmbito do Edital Nº 29/2018, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com recursos aportados por meio de Auxílio Financeiro à Projeto Educacional e de Pesquisa (AUXPE).