Pesquisadoras e pesquisadores do LabArteMídia participam de eventos online, confira!

O cenário atual de pandemia traz como corolário a impossibilidade do encontro presencial. No entanto, a pesquisa e a cultura, mesmo no digital, precisam continuar, enquanto formas de ação e resistência. Por isso, o LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais) vem impulsionando algumas iniciativas desde o início desse processo, em especial o e-book Pandemídia, cujo intuito é pensar efeitos da pandemia na mídia contemporânea, e o Projeto Transcender, projeto transdisciplinar que pensa o processo de luto diante da impossibilidade da presença física e que, em seu potencial de impacto social, consquistou o apoio do Programa USP Vida.

Nesse mesmo intuito de manter a pesquisa e a cultura pulsantes, as pesquisadoras e pesquisadores do laboratório tem participado de eventos online para debater diferentes aspectos do impacto das mídias audiovisuais na contemporaneidade. Confira as participações abaixo.

Daniel Lima: construindo uma TV aberta democrática, ética e plural. LabArteMídia (CTR-ECA/USP) / Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (Obted-CTR-ECA/USP). Youtube, 2020.

O que a arte pode fazer no serviço público? Com Luiza Duarte, Fernando Sato, Felipe Teixeira e Lais Ribeiro. Automática /República.org/Instituto Betty e Jacob Lafer. Stream Yard/Youtube, 2020.

Daniel Lima, residente da RASP: armas, narrativas e governos. República.org. Facebook, 2020.

É possível fazer arte na justiça criminal? República.org. Youtube, 2020.

Como construir um serviço público antirracista? República.org. Facebook, 2020.

Ana Bacana convida Daniel Lima (com Ana Vasconcelos). Instagram/Youtube, 2020.

Conversa com Daniel Lima com Marcus Bastos, Priscila Arantes, Almir Almas/USP (LabArteMídia) e Lyara Oliveira (LabArteMídia) . PUC-SP/Paço das Artes. Youtube, 2020.

Ciclo de conversas do projeto de pesquisa Perspectivas em Arte Contemporânea: Gênero e Invisibilidades (com mediação de João Azevedo). UFRN/DEART/Núcleo de Arte e Cultura da UFRN. Google Meet, 2020.

Rótulos e representatividade: o que a história do rótulo da cerveja que você bebe conta? Com Sara Araújo, Jessica Gomes, Daniel Lima e Diego Dias. Science of Beer. 2020.

APTC AO VIVO #03 – Coisa na Roda (1982). Com o diretor Werner Schünemman, o ator e diretor de produção Rudi Lagemann e a participação de Eleonora Loner e Marcio Reolon, mediada por Giordano Gio. Youtube, 2020.

Processos criativos em roteiro e outros formatos, com Eleonora Loner, María Elena Morán e Marcelo Müller. UFC e EICTV. Zoom, 2020.

Processos criativos em roteiro e outros formatos, com Eleonora Loner, María Elena Morán e Marcelo Müller. UFC e EICTV, 5 de setembro de 2020.

CineCiência: Matrix. Palestrante do ciclo de debates online promovido pelo Museu da Imagem e do Som (São Paulo, Brasil). Maio de 2020.

5G e Covid-19: a propagação da desinformação. Iscte Media Lab. Maio de 2020.

Narrativas imersivas: o que está por vir no “novo normal”. Abril de 2020.

Sputnik News: a desinformação ainda não se traduz (muito) em português. Iscte Media Lab. Abril de 2020.

Os Media brasileiros pedem calma e ganham confiança durante crise do Covid-19. Março de 2020.

Manifesto Imersivo. Março de 2020.

Circulação digital do curta O plantador de quiabos (2010) do Coletivo Santa Madeira e conversa com o coletivo (Jair Molina e Caio Ferraz) e com moderação de Nanci Barbosa. Curta Passagens: Casa da Esquina de Coimbra – Portugal. Zoom, 2020.

O Cinema É Para Todos? Bate papo com Jair Molina. Projeto Janela para Arte, uma realização do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Google Meet, 2020.

“Mulheres e Cinema – alteridades” mesa de abertura do 2° Encontro de Cinema do Interior Paulista, com a anfitriã Kit Menezes e as convidadas Lilian Santiago (LabArteMídia), Coraci Ruiz, Stheffany Fernanda, Marina Butolo. Youtube, 2020.

Mostra Elas: Fazem Cinema no Interior com Karina Moreira e Kit Menezes. Cine Velho Oeste. Youtube, 2020.

Podcast “Entre Vínculos” com Andrea Raquel Martins Corrêa e Kit Menezes. Spotify, 2020.

Produção de Roteiros para Documentários com Pedro Cabron e Lilian Santiago. Instituto de Cinema. Youtube, 2020.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONEXÃO USP KINOFORUM – “PEDAGOGIA PÓS-PANDEMIA”. 31º Kinoforum. 2020.

IV ENCONTRO DE MULHERES NEGRAS DA UNEI – JULHO DAS PRETAS. União Negra Ituana. Facebook, 2020.

Diversidade na Formação de Cinema e Audiovisual com mediação de Lilian Santiago e participação de Janaina Oliveira, Edileuza Penha de Souza, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Julia Katherine, Helene Granqvist, Thiago Minamisawa. XVI Congresso Forcine 2020 (ECO/UFRJ/online). Youtube, 2020.

Antropologia do Cinema e Decolonialidades com Ana Paula Ribeiro Alves, Luís Felipe Hirano, herison Pedro, lilian Santiago e coordenação de Maria Angela Pavan. XVIII Semana de Antropologia: o fazer audiovisual na contemporaneidade. Youtube, 2020.

Realidade Virtual: tendências e novas formas de consumo audiovisual com Joyce Pais e Lyara Oliveira. Cinemascope. Youtube, 2020.

Inovação e tecnologia no centro da criação e dos negócios da Indústria Criativa com Letícia Pozza, Lyara Oliveira, Morten Thorning, Paulo Souza e Rodrigo Terra. Audiovisual sem Fronteiras: Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, Forcine. Zoom, 2020.

Conversas sobre Realidade Virtual com Lyara Oliveira e Ricardo Laganaro. Associação Brasileira de Cinematografia. Instagram, 2020.

(R)Existência negra na tela: Audiovisual Negro com Lygia Pereira, Carlos Cruz e Viviane Pistache. Mediação: Mariana França.