Poéticas performativas em Realidade Aumentada

Entre outubro e novembro, os artistas-pesquisadores, integrantes do LabArteMídia Carolina Berger e Paulo Costa ministram o Laboratório de Poéticas Performativas em Realidade Aumentada, como parte da programação do ETA – Tecnologias e Artes, do SESC Avenida Paulista. O curso prático surge a partir da criação da obra Corpo_ARtifício.  A obra de performance em realidade aumentada teve apresentação de seu protótipo no no USP_XReality, em junho deste ano.

Corpo_ARtifício parte do processo de concepção de obras que fundem técnicas de performance intermídia (corpo e mídias digitais) e visualização de imagens utilizando sistemas hardwares-softwares de captura de movimento e volumetria.

Protótipo de Corpo Artifício – performance em realidade aumentada. USP X-Reality 2019

No curso, cada participante é pensado como artista-artífice capaz de explorar suas habilidades corporais como matéria prima para a criação de imagens digitais e ambientes performativos para projetos de realidade aumentada. Nesta relação, o curso aborda deslocamento espacial, gesto, léxico corporal, vetorização e tridimensionalidade da representação do corpo em imagens sintéticas para ambientes reais, imersivos, interativos e em espaços públicos.

O laboratório expande a experiência performativa de Corpo_ARtifício para os usos de ferramentas da interatividade com realidade aumentada em obras de arte contemporânea e para outras aplicações educacionais e científicas.

O quê: Laboratório de Poéticas Performativas em Realidade Aumentadas

Quando: terças-feiras de 19.30 a 22h – 08 de outubro a 05 de novembro

Onde: SESC AVENIDA PAULISTA

Com quem:

Paulo Costa é doutorando do em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da Escola de Comunicações e Artes (USP) onde pesquisa métodos de visualização na Realidade Estendida, além de atuar na área de artemídia e educação superior em cursos de Design, Jogos e Novas Mídias.

Carolina Berger é doutora em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e Pós-Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes (USP). Atua como artista intermídia, performer e pesquisadora, a partir da fusão entre artes do corpo, tecnologia e audiovisual.