Projeto TV3.0 – Chamada de Bolsistas

 

Oportunidade: O Laboratório de Áudio e Tecnologias Musicais (LATM) da EACH/USP e o Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia) da ECA/USP divulgam chamada de bolsistas, com os perfis abaixo indicados, para seleção em junho/2021 e início de atividades em julho/2021.  

 

Estamos formando uma equipe técnica e científica para atuar em um projeto de pesquisa e de testes de tecnologias de áudio voltados para a 3a geração de TV digital (TV 3.0), de acordo com a chamada (Call for Proposals para a TV 3.0) do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. 

 

Bolsas e pagamentos: Os bolsistas receberão Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, nas seguintes categorias e níveis conforme sua titulação (doutores, mestres, graduados e graduandos), experiência, e a vaga assumida: Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI-A (4.000,00), DTI-B (3000,00), DTI-C (1.100,00), e Iniciação Tecnológica e Industrial – ITI-A (400,00). O pagamento será efetuado pelo CNPq diretamente ao bolsista, através de conta individual no Banco do Brasil.

 

Prazos: O período previsto para execução do projeto é de julho a dezembro de 2021, sujeito a eventual prorrogação. Os bolsistas serão indicados para períodos de bolsa com duração variável entre 1 a 5 meses, conforme a função assumida e atividades atribuídas.  

 

Os interessados devem encaminhar carta de interesse aos cuidados de LATM (latm@usp.br) com assunto “Candidatura a bolsa Perfil # ( Projeto TV3.0)” substituindo # pelo número do perfil desejado, e anexando um currículo ou link para o currículo Lattes. Para maiores informações escreva para o mesmo endereço eletrônico.

 

Vagas:

 

  1. Supervisor geral de Projeto e Análises. Requisito: Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Formação desejada: Doutor ou mestre, em engenharia ou área equivalente em computação/sistemas, com experiência em eletrônica ou sistemas audiovisuais (broadcast). Desejável: acuidade/treinamento auditivo, capacidade de avaliação de artefatos de áudio. Responsabilidades: comunicação com a coordenação do projeto; gerenciamento de equipamentos; planejamento da montagem de setups de bancadas para testes, juntamente com técnicos/engenheiros/ profissionais do projeto; participar e aprovar o planejamento de testes juntamente com profissionais de testes e especialistas/consultores; supervisionar testes realizados pelos engenheiros/especialistas de testes, conduzindo se necessário, as medições em conjunto com estes; elaborar relatórios de resultados e reports; responsável por identificar, abordar e resolver demandas e questões técnicas referentes ao atendimento da chamada; participar como ouvinte avaliador em testes subjetivos.

 

  1. Engenheiro/Analista de Sistemas. Requisito: Profissional de nível superior. Formação desejada: Mestre ou graduado em engenharia, sistemas de informação/computação, ou equivalente, com experiência em equipamentos de estúdio de broadcast, interfaces SDI, switch Ethernet. Requer: capacidade de programação. Desejável: conhecimento dos standards relacionados aos sistemas e à codificação de áudio nos sistemas de TV digital; acuidade/treinamento auditivo. Responsabilidades: montagem, teste e validação de bancada de testes; supervisionar a operação de equipamentos sob testes juntamente com engenheiros/profissionais de testes e estagiários nestas atividades, instruindo e auxiliando no uso de equipamentos e medidores (loudness e outros parâmetros); responsável pela resolução de problemas nos sistemas, equipamentos e software; participar como ouvinte avaliador em testes subjetivos.

 

  1. Engenheiro/Analista Especialista em Testes. Requisito: Profissional de nível superior com, no mínimo, 2 (dois) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Formação desejada: Doutor, mestre ou graduado em engenharia, sistemas de informação/computação, ou equivalente, com experiência em realização de testes de mercado, testes comparativos, MUSHRA (subjective tests) e estatística. Desejável: acuidade/treinamento auditivo para participar como avaliador em testes subjetivos. Responsabilidades: planejamento e condução dos testes com supervisor geral; responsável pelo preparo de materiais (planilhas, sons, conteúdo de testes, e procedimentos) e métodos a serem empregados em testes; planejar a automação de testes usando ferramentas especificadas, juntamente com supervisor geral e especialistas/consultores e coordenador do projeto; responsável pela coleta de dados, tabulações, e provisionamento de relatórios.

 

  1. Especialista Consultor. Requisito: Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Formação desejada: Doutor, mestre ou graduado, com experiência como consultor ou especialista em estatística. Responsabilidades: auxiliar e instruir quanto ao planejamento de testes, procedimentos estatísticos para análise e parametrização; realizar a análise e conferência de dados estatísticos e revisão de relatórios.

 

  1. Estagiário. Requisito: estar regularmente matriculado (estudantes de nível médio ou superior. Formação desejada: Graduando em engenharia, sistemas de informação/computação, estatística ou área equivalente pertinente ao projeto. Responsabilidades: auxiliar nas tarefas e atividades dos engenheiros/profissionais e especialistas consultores, quanto a montagem, manipulação e documentação de planilhas de análise, auxiliar atividades de montagem de equipamentos, setup de bancadas, configurações de programas, preparo de material sonoro e sistemas de testes, bem como auxiliar na solução de problemas técnicos e condução de testes.