X-Reality, conferência e mostra internacionais do LabArteMídia teve sua primeira edição

Evento ocorreu em 29 de junho e 01 de julho,foi uma realização do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, com financiamento da CAPES.

A curadoria do evento reuniu pesquisadores e artistas e pretende deixar visíveis as mudanças abarcadas pelo universo das X-Reality para a linguagem audiovisual, sobretudo, na criação, desenvolvimento e realização de conteúdo visando à distribuição em plataformas de convergência tecnológica, interativas e imersivas por meio de conferências e debates e de show case com trabalhos nacionais e internacionais em X-Reality. A mostra de trabalhos brasileiros se dará mediante presença de importantes artistas, produtores e pesquisadores convidados dentre o que se produz atualmente no Brasil. Também durante o evento, seis trabalhos internacionais apresentados na mostra Raindance Immersive Stories, da última edição do Raindance Film Festival (UK) serão mostrados pela primeira vez no Brasil.

O X-Reality USP oferece ainda  dois workshops gratuitos: Realidade Virtual (20 vagas), ministrado pela Samsung Eleven, e Realidade Aumentada (10 vagas), oferecido pela Jandig.

Realização

O X-Reality é um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, em conjunto com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e o Programa em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), tendo como parceiro internacional o Raindance Film Festival, através do “Raindance Immersive Stories and Interactive Worlds”, e como parceira nacional a EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas.

O evento tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), no âmbito do Edital Nº 29/2018, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com recursos aportados por meio de Auxílio Financeiro à Projeto Educacional e de Pesquisa (AUXPE). O X-Reality USP também tem apoio e suporte técnico-operacional de Samsung Ocean, MemeLab e apoio Greenpeace Brasil, e SPCine – Secretaria Municipal de Cultura.

29|06 EBAC – ESCOLA BRITÂNICA DE ARTES CRIATIVAS

Rua Mourato Coelho, 1404 – Vila Madalena – São Paulo.

01|07 – ECA/USP – ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

Departamento de Cinema, Rádio e TV – CTR, Auditório A – Universidade de São Paulo – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Prédio 4, Cidade Universitária Butantã, São Paulo.

SHOWCASE/MOSTRA 29 JUNHO – SÁBADO (das 10h30 às 18h) LOCAL: EBAC – ESCOLA BRITÂNICA DE ARTES CRIATIVAS

Realidade Aumentada

Jandig

15 obras de 7 artistas, curadoria de Hebert Valois, obras de Ceci Shiki, Fábio Yamaji, Gustavo Athayde, Hebert Valois, Marcita, Rubens Castillo, Tiego Campos
O Jandig é uma plataforma aberta e de software livre que auxilia pessoas a criar, compartilhar e expor arte em realidade aumentada. Nós trazemos a New Media Art para o alcance do público comum, que se interessa e é curioso por novas tecnologias.

Corpo-Artifício

Carolina Berger / Paulo Costa - PPGMPA – ECA/USP – LabArteMídia
Cada artefato que adicionamos às nossas ações são tecnologias com utilidade e significado. No projeto Corpo Artifício, o uso da Realidade Aumentada propõe a visualização de um outro espaço, ou lugar da performance orientada pelos movimentos condicionados ao uso dos artifícios.

Realidade Virtual

MOSTRA RAINDANCE IMMERSIVE STORIES

Dinner Party

Angel Manuel Soto
Betty e Barney Hill são um casal interracial que fez o primeiro relato de um sequestro ufológico na América em 1961. Depois de gravar uma sessão de hipnose para recuperar memórias de sua experiência, o casal ouve a gravação durante um jantar, e o que ouvem pode mudar suas vidas para sempre.

Sun Ladies

Celine Tricart e Christian Stephen
Em 2014, os combatentes do ISIS invadiram o Iraque e atacaram a comunidade Yazidi de Sinjar. Homens foram mortos, mulheres e meninas foram levadas como escravas sexuais. Aquelas que escaparam começaram uma unidade de combate só para mulheres chamada "As Senhoras do Sol" (Sun Ladies) para trazer de volta suas irmãs e proteger a honra e a dignidade de seu povo.

My Africa

David Allen
Uma jornada de realidade virtual para o norte do Quênia, onde o futuro da vida selvagem e das pessoas está entrelaçado. Os espectadores ficarão no meio de uma imensa migração de gnus, testemunharão uma leoa caçando sua presa, passearão atrás um curioso filhote de elefante e conhecerão uma comunidade dedicada a salvar a vida selvagem da África.

Nothing to be Written

Lysander Ashton
Durante a Primeira Guerra Mundial, milhões de cartões postais de múltipla escolha foram enviados do front. Nada deveria ser escrito sobre eles, já que a comunicação só era permitida através de frases prescritas. NOTHING TO BE WRITTEN é uma obra de arte inspirada na FIVE TELEGRAMS da musicista Anna Meredith e inspirada nestes cartões postais.

Gloomy Eyes

PREMIERE NACIONAL
Fernando Maldonado, Jorge Tereso
Nesta deliciosa experiência de VR, é 1983 em uma noite fria em Woodland City, e ser um zumbi ainda é ilegal. Como todo os zumbis, Gloomy está escondido na floresta, longe dos caçadores de recompensas. A noite é tranquila, mas Gloomy ainda tenta ficar fora de vista. Ele não se sente confortável com os outros da sua espécie. Enquanto a amargura assola a cidade, ele se esforça para encontrar um equilíbrio.

Crow the Legend

PREMIERE NACIONAL
Eric Darnell
Inspirado pela lenda dos nativos americanos, CROW THE LEGEND é uma jornada imersiva que explora a autodescoberta, a diversidade e o altruísmo. O espectador desempenha um papel fundamental na história de Crow, dublado por John Legend, que deve desistir de tudo que lhe é caro para salvar seus amigos - ou assim lhe parece.

Realidade Virtual

OUTRAS OBRAS

Beco

LabArteMídia
“Beco” é uma imersão no caos urbano. Traz a sensação de estar, por 4 minutos, envolto 360° no microcosmo social, político e cultural da vida paulistana e da nação brasileira.

Fogo na Floresta, Rio de Lama e Ocupação Mauá

Tadeu Jungle / JUNGLEBEE
Três videos em Realidade Virtual produzidos pela JUNGLEBEE.

Mira

Luciano Cury / Inês Bogéa - São Paulo Companhia de Dança e PANOGRAMMA
MIRA de Milton Coatti foi especialmente criada para ser assistida em 360 graus: o espectador é trazido para dentro da coreografia.

MATILHA

BIJARI, em parceria com Diogo Granato e CIAs de Dança Gt´aime, Silenciosas e Núcleo de Improviso Cênico
Matilha registra a performance de 70 bailarinos, acrobatas e parkours utilizando o espaço da Praça das Artes como palco.

Tempo e 31 15’15.53 N, 24 15’30.53 O

Vários artistas
Criado durante o curso de Produção de Vídeo Imersivo no Sesc Pompéia.

Iceberg

Fernando Velazquez
“Iceberg” apresenta um conjunto de obras que remetem ou exploram alegoricamente a figura do iceberg por meio da tecnologia.

Instalações

Experiência Munduruku

Greenpeace
Concebida através da tecnologia de realidade virtual, a experiência simula a visita a uma aldeia do povo Munduruku.

Ciber Arqueologia

Marcelo Zuffo e Astolfo Araujo
POLI/USP – LSI-TEC CITI - MAE
Realidade Virtual e eScience em encontro com a arqueologia.

XR Digitalhealth Care

Mundo360 / Mauro Motion Designer / Esconderijo Criativo
Explora as possibilidades de uso da realidade virtual na área da saúde para aliviar a dor real na coleta de sangue e vacina.

WORKSHOPS

29 JUNHO – SÁBADO

LOCAL: EBAC – ESCOLA BRITÂNICA DE ARTES CRIATIVAS

9h30 – 10h – Recepção e Credenciamento

10h – 10h30: Abertura Oficial – EBAC

Carsten Snedker (EBAC), Almir Almas (PPGMPA – CTR ECA/USP – LabArteMídia), VJpixel (memelab), Mariá Rakusânvová (Raindance).

10h30 -12h30h: Mesa-redonda – Inovação e Linguagem X-Reality

Com Valdir Rodrigues (EBAC – TappsVR), Antônio Coutinho (EBAC – VRone), Régis Rossi Alves Faria (CMU ECA/USP – LTAM /LabArteMídia) e Rejane Cantoni (Artista e Pesquisadora).

Mediação de Lyara Oliveira – (PPGMPA ECA/USP – LabArteMídia).

WORKSHOPS

Inscrições para Workshops no credenciamento, por ordem de chegada

14h às 17h – Workshop Realidade Virtual – Jandig (Herbet Valois) – 10 pessoas

14h às 18h – Workshop Realidade Aumentada –  Samsung Ocean (Paulo Salvatore) – 20 pessoas

TALKS 01 JULHO – SEGUNDA-FEIRA  LOCAL: ECA/USP – ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

9h30 – 10h – Recepção e Credenciamento

10h – 10h30: Abertura – USP

Almir Almas (PPGMPA – CTR ECA/USP – LabArteMídia),  VJ Pixel (memelab), Mariá Rakusânvová (Raindance).

TALKS (10h30 – 12h)

Talk 1 – Tadeu Jungle (Junglebee)

Talk 2 – Pablo Diego e Rodrigo Oliveira (Jandig)

Talk 3 –  Lyara Oliveira (PPGMPA – ECA/USP – LabArteMidia)

Talk 4 – Marcelo Zuffo (POLI/USP – LSI – TEC – CITI)

Coffee Break

12h30 – 14h: Mesa-redonda – Pesquisa e Projetos X-Reality 

Com Christian Cunha (EBAC), Lucas Lespier (PUC-SP – lab eXtrenidades), Romero Tori – (POLI/USP – Interlab – Laboratório de Tecnologias Interativas), Giselle Beiguelman – (FAU/USP), Eduardo Acquarone (ISCTE – Portugal / Obted – LabArteMídia)

Mediação – Luís Angerami (CTR – ECA/USP – LabArteMidia)

TALKS (15h00 – 16h30)

Talk 5 – Ygor Marotta (VJ Suave)

Talk 6 – Rafael Ferraz (Greenpeace)

Talk 7 – Ricargo Laganaro (ARVORE experiências imersivas)

Talk 8 – Simone Kliass (XRBR – Hub Brasileiro de X-Reality)

Coffee Break

17h – 18h: Keynote

Mariá Rakusânvova (Curadora Raindance Immersive Stories) – From The Flight Deck: The Current Landscape in XR