Site da USP

As sociedades costeiras do Brasil pré-colonial

PI: Ximena S. Villagran

Financiamento: FAPESP (2023/08230-7)

Sobre o projeto: A costa brasileira era povoada em tempos pré-coloniais por sociedades baseadas na pesca cuja extensão cronológico-espacial é das maiores da história indígena sulamericana. Estas sociedades, de baixa mobilidade residencial e demografia densa, ocuparam um território que abrange milhares de quilômetros ao longo da costa atlântica entre c. 8500 e 1500 anos AP e construíram os denominados “sambaquis”, montículos compostos principalmente por conchas e outros resíduos cotidianos. O estudo dos sambaquis é um dos temas mais clássicos da arqueologia brasileira, no entanto, a história profunda das sociedades voltadas para a pesca e arquitetura em concha ainda é tema de discussão entre pesquisadores/as que trabalham nos diferentes estados da região Sul, Sudeste e Norte, onde se localiza a maior quantidade de sítios. Neste projeto, a história profunda da costa atlântica, associada às sociedades pescadoras que produziram e vivenciaram as paisagens marcadas pela arquitetura de conchas, será estudada através de uma nova linha de pesquisa: a Microarqueologia. Esta abordagem permitirá produzir dados inéditos sobre o cotidiano dos grupos que habitaram a costa, mediante estudos de alta resolução sobre formação e uso dos sambaquis, para desvendar histórias relativas às sociedades costeiras e os processos de contato cultural que provocaram sua transformação. Este projeto tem como meta desenvolver estudos de caso regionais a partir da escavação de dois sítios e sua análise microarqueológica interdisciplinar que combine dados ambientais, geoarqueológicos, bioarqueológicos, arqueobotânicos, arqueogenéticos e etnográficos. As áreas de pesquisa contempladas serão o litoral norte do Espirito Santo (sítio Lagoa Bonita 1), e o litoral sul de Santa Catarina (sítio Jabuticabeira II).

Pesquisadores associados: Anderson Tognoli (MAE/USP); André Strauss (MAE/USP); André Colonese (Univerisitat Autònoma de Barcelona); Daniela Klökler (UFMG); Dionne Azevedo Erler (IPAE); Igor sa Silva Erler (Iphan); Jennifer Watling (MAE/USP); Jessica Mendes Cardoso (MAE/USP); Tiago Ferraz (MAE/USP); Paulo DeBlasis (MAE/USP); Verônica Wesolowski (MAE/USP).

Estudantes: Vitor Santos Nunes (MAE/USP); Renata Estevam (MAE/USP); Kelly Brandão (MAE/USP); Mayara Mariano (MAE/USP); Vitória Bezerra Soares (FFLCH/USP); Tarsila Borges Ramos (FFLCH/USP).