Financiamento

Financiamento

Conheça os projetos associados ao Laboratório de Fisiologia Vascular

Acesse a página da chefe do Laboratório de Fisiologia Cardiovascular na Biblioteca Virtual da FAPESP

Clique Aqui

Os projetos do Laboratório de Fisiologia Vascular possuem apoio das agências de fomento FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Linhas de Pesquisa

Fisiopatologia do Sistema Vascular

O sistema cardiovascular possui a função primordial de gerar fluxo adequado para os órgãos e tecidos do nosso organismo. Nessa direção, os vasos sanguíneos, por meio de ajustes ativos (tônus vascular) e passivos (remodelamento estrutural e mecânico), são de fundamental importância para a manutenção e distribuição desse fluxo sanguíneo e para o controle da resistência vascular periférica e do retorno venoso. Dentre os mecanismos que controlam o tônus e o remodelamento vascular podemos citar: as forças hemodinâmicas e os mecanismos locais, hormonais e neurais. Sabe-se que as doenças que acometem o sistema cardiovascular possuem alta prevalência na população, sendo comumente doenças crônicas que oneram os cofres públicos, e apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento, ainda possuem altas taxas de mortalidade e reduzem a qualidade de vida dos pacientes. 

No Laboratório de Fisiologia Vascular (LabVasc) buscamos elucidar as vias de sinalização celular e as bases moleculares envolvidas nos ajustes funcionais (reatividade vascular) e estruturais (remodelamento estrutural e mecânico) em vasos de condutância e resistência em doenças cardiovasculares (hipertensão arterial e insuficiência cardíaca), assim como em manobras farmacológicas e não farmacológicas (exercício físico, microbiota e amamentação cruzada) que podem restaurar ou prevenir as lesões vasculares. 

Nossos estudos são focados na avaliação da participação do endotélio, do tecido adiposo perivascular (PVAT), da inervação perivascular e da Na+, K+-ATPase (por meio da ação ouabaína na via signalosome) nos ajustes vasculares. Para tal, são realizadas avaliações hemodinâmicas (arteriais e ventriculares) e de reatividade e estrutura/ mecânica vascular (em anéis de condutância e resistência); além de análises bioquímicas, moleculares e de microscopia de fluorescência.

Acesse a página do grupo de pesquisa do CNPq

Sistema Vascular: Fisiologia e Fisiopatologia

Acesse a página do grupo de pesquisa do CNPq

Sistema Vascular: Fisiologia e Fisiopatologia
Clique Aqui