LAMUS – Laboratório de Musicologia da EACH – USP Leste

Olá!
Você sabe o que é o LAMUS?
Conhece o que pesquisamos?

O Laboratório de Musicologia da EACH-USP é um espaço dedicado à pesquisa da música em suas dimensões sócio-históricas, com ênfase na música da tradição ocidental. Atualmente desenvolve duas linhas de investigação: (1) os processos discursivos da música no Brasil colonial (na área de significação musical); (2) música e bandas no Estado de São Paulo.

O Lamus também busca desenvolver material didático para o ensino da História da Música, trabalhando na produção de e-videos para as disciplinas de Música Brasileira e História da Música. Em seu quadro, o Lamus conta com pós-doutorandos, doutorandos, mestrando e alunos de graduação. Está localizado na Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Projetos de Pesquisa
Processos históricos, ideológicos e documentais da Música Brasileira

Objetivo: Desenvolver conceitos e materiais para o aprimoramento do conhecimento sobre a música brasileira, principalmente do período colonial. A linha constitui-se nos seguintes campos de estudos:
1. Análise da documentação sobre a atividade musical no Brasil
2. Divulgação do patrimônio musical, através de projetos na área de catalogação, edição e gravação de repertório
3. Estudo dos processos ideológicos do exercício e recepção da música
4. Estudo dos processos receptivos da teoria musical e dos processos de comunicação musical (estudos de retórica musical; significação e discurso na música)
5. Estudo da historiografia musical sobre a música brasileira.
6. Pedagogia do ensino das histórias da música.

Para saber mais, acesse o nosso site e nos siga nas redes sociais.

LAMUS – Laboratório de Musicologia da EACH-USP Leste