Fale conoscoFacebookInstagram

GRAFISMOS RUPESTRES – LAPA DO SANTO

GRAFISMOS RUPESTRES – LAPA DO SANTO

Em comparação com outros sítios da região de Lagoa Santa a Lapa do Santo apresenta baixa incidência de pinturas rupestres. Ocorrem de forma isolada dentro do conduto lateral elevado que se projeto desde a extremidade sul da área abrigada. Foram observados veados e motivos geométricos em cor avermelhada.

O TARADINHO

Num piso que aflora a leste da área abrigada há um conjunto de grafismos picoteados que incluem motivos geométricos (e.g. círculos concentricos) e representações filiformes de antropomórfos e zoomorfos. Essas representações são típicas na região de Lagoa Santa e foram tradicionalmente associadas à expressões estilísticas tardias (i.e. pós Holoceno médio). Entretanto, a Lapa do Santo apresenta um caso excepcional de datação segura de grafismos rupestres indicando que esse estilo já estava presente na região há pelo menos 10.000 anos trás. Trata-se de uma representação antropomorfa filiforme, extremidades tridigidatas e cabeça em forma de “C”, com dimensões aproximadas de 40 x 20 centímetros. Devido a presença de um falo ereto, a figura foi apelidada de “taradinho” pelo professor Walter Neves.

 

Foto tirada em 2009 no momento em que o grafismo foi identificado.

 

Foto do ‘Taradinho’ e seu respectivo croqui. Reproduzido de Neves et al., 2011.

Perfil esquemático da unidade G13 indicando a posição vertical do ‘taradinho’ e de algumas datas selecionadas. Reproduzido de Neves et al., 2011.

 

Croqui esquemático da Lapa do Santo indicando a posição de diversos elementos de interesse no sítio, incluindo o ‘taradinho’. Reproduzido de Strauss et al., 2016.

 

Representação esquemática do piso picoteado da Lapa do Santo. Desenho de Alenice Baeta. Reproduzido de Strauss et al., 2019.

 

Foto de detalhe do piso picoteado da Lapa do Santo.

Foto de detalhe do piso picoteado da Lapa do Santo.

 

Foto de detalhe do piso picoteado da Lapa do Santo.