SEPULTAMENTO 20 – LAPA DO SANTO
Localização Espacial e Estratigráfica
O Sepultamento 20 estava localizado na quadra L11. Nem no CEQ nem no CES consta sua exata localização na quadra. Como alternativa, a posição do sepultamento foi determinada a partir das fotos disponíveis. Apesar de não ser a abordagem ideal, a locação feita desse modo parece confiável. O CEQ da Figura 1 mostra a localização inferida desse sepultamento a partir da foto da Figura 3. Já a posição vertical pode ser inferida a partir da FES que indica que o crânio estava entre as cotas -0,548 e -0,632; a bacia, entre as cotas -0,625 e -0,631; e o pé, entre as cotas -0,586 e -0,615. A cota do topo do crânio será considerada como a do topo do sepultamento. Também havia uma indicação de cota para a base do sepultamento (-0,665). Portanto, de acordo com as cotas de abertura e fechamento da quadra L11, o Sepultamento 20 estava localizado integralmente dentro do nível 10.
O Sepultamento 20 estava numa região rica em sepultamentos. A norte estavam os Sepultamentos 26 e 27 e a sul, o Sepultamento 21. A observação do CEQ e das fotos sugere que a cova do Sepultamento 21 interceptou uma pequena porção da região sul da cova do Sepultamento 20. Não foi possível identificar nenhuma estrutura de blocos sobre esse sepultamento.
Figura 1 – Lapa do Santo. Sepultamento 20. Croqui de escavação do nível 10 da quadra L11. A posição do Sepultamento 20 foi inferida a partir da observação das fotografias de campo.
Descrição do Enterramento
O Sepultamento 20 é constituído por um único indivíduo subadulto articulado e quase completo (Figuras 2 a 3). O corpo foi enterrado em decúbito lateral esquerdo, em posição fetal. A coluna estava muito flexionada e os joelhos tocavam o frontal. As pernas estavam hiperfletidas. O ângulo formado pelo braço e antebraço esquerdos era próximo a 90º e as mãos estavam junto à face. Os ossos do braço direito e as vértebras lombares estavam ausentes.
Como o esqueleto estava em decúbito lateral esquerdo, seria de se esperar que justamente os ossos do braço direito estariam localizados na parte superior da cova. Entretanto, conforme dito anteriormente, a cova do Sepultamento 21 interceptou a do Sepultamento 20, o que muito provavelmente levou à perda dos ossos do braço direito e da região lombar desse último.
A cimentação gerada pelas concreções carbonáticas preservou alguns ossos em suas exatas conexões anatômicas. As vértebras cervicais e torácicas (C2 até T4) com suas respectivas costelas são um exemplo disto (Figura 4). O mesmo ocorreu com os ossos longos aos quais as epífises não fusionadas permaneceram fixadas (Figura 4). Estes exemplos confirmam que, nessa região do sítio, a cimentação ocorria com os ossos ainda em sua posição anatômica original.
Apesar de articulado e com quase todos os ossos presentes o grau de fragmentação desse esqueleto era alto, especialmente no que se refere ao crânio. As bordas dos ossos fragmentados estavam muito desgastadas, de maneira que, mesmo estando presentes ossos de todas as regiões do crânio, não foi possível efetuar sua plena remontagem em laboratório (Figura 4).
Não foi possível observar qualquer sinal de queima, ocre ou marca de corte.
Modo de enterramento
Trata-se de um enterro primário sem nenhum tipo de manipulação peri mortem do corpo.
Figura 2 – Lapa do Santo. Sepultamento 20. Croqui de escavação de sepultamento. Exposição 1. Em vermelho, os ossos do crânio. Em azul, ossos longos dos membros inferiores. Em verde, ossos longos dos membros superiores. Em laranja, ossos da bacia. Em roxo, as vértebras. Em amarelo, ossos da mão.
Figura 3 – Lapa do Santo. Sepultamento 20. Fotos de campo. a), b) vista geral da quadra a partir da qual foi possível determinar a localização do Sepultamento 20 (indicado pela seta vermelha); c,d) detalhe dos blocos de calcário que estavam por cima do esqueleto. Reparar como os ossos longos parecem ter sido fragmentados pela ação do bloco (seta preta); e) esqueleto após a remoção parcial dos blocos, os ossos longos dos membros inferiores ainda podem ser observados; f) esqueleto após a remoção total dos blocos.
Copyright © 2023 Lapa do Santo - Projeto Morte e Vida | Produzido por SCS - Mídias Online