Sobre o LATM

O LATM é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de áudio, computação sonora e musical vinculado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Além da pesquisa inovadora, o laboratório hospeda e suporta atividades de extensão como seminários e eventos científicos e de educação como cursos de graduação, pós-graduação, treinamento e capacitação bem como atividades voltadas para criação sonora, produção cultural e artística mediada por tecnologias.

Defendemos valores éticos e humanistas no projeto de novas tecnologias, e buscamos adotar uma postura altruísta com posições que defendam o bem estar e a evolução como diretrizes norteadoras. Este site é um ponto de informação objetivo e simplificado sobre os projetos e desenvolvimentos realizados pela equipe e colaboradores do laboratório.

 

Áreas de atuação:

  • computação sonora e musical
  • áudio espacial e imersivo
  • realidade sonora virtual e expandida
  • análise sonora e bioacústica
  • música digital
  • criação e produção sonora e musical
  • engenharia de áudio

O LATM desenvolve tecnologias e sistemas na forma de processos, dispositivos e software para criação, processamento, produção, transmissão e reprodução de áudio e música. O laboratório empreende projetos acadêmicos e também industriais, encomendados por setores público e privado.

Links:

Contato:

latm at usp.br


Centros e laboratórios de pesquisa parceiros

  • Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora – NEAC
  • Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais – LabArteMídia da Escola de Comunicações e Artes da USP
  • Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP
  • Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas CITI-USP
  • Núcleo de Pesquisas em Sonologia – NuSom
  • LAMUS – Laboratório de Musicologia da EACH/USP