Estereotipia Musical

Análise de Musemas Recorrentes em Trilhas Musicais Cinematográficas


Computação musical – Projeto de pesquisa de Doutorado

 

Identificam-se nas trilhas musicais cinematográficas uma reiteração de elementos ou estruturas musicais que denominamos musemas que, vinculadas a certos movimentos imagéticos ou moods, e reiteradas ao longo de décadas em sentidos conotativos semelhantes, ganharam significados extramusicais. As características destas recorrências no cinema sonoro, todavia, não são muito bem conhecidas. [à esquerda: trecho de uma coletânea do início do séc. 20, mostrando 6 musemas] [à direita: trecho da Marcha Imperial de Star Wars mostrando musemas equivalentes]

Hipótese

Propomos que estes musemas sejam identificáveis e extraíveis, e que esta busca possa ser otimizada com o auxílio de ferramentas computacionais, como descritores musicais. Este projeto propõe uma investigação sobre musemas reiterados em gêneros cinematográficos específicos, levantando-se a quantidade e a forma como estes materiais musicais foram utilizados e o modo como foram vinculados às imagens.
Utilizamos a Análise Musemática desenvolvida por Philip Tagg (2003) para a comparação entre os musemas selecionados das coleções e os musemas encontrados em trilhas de filmes selecionados. A metodologia inclui uma fase de análise manual, com eleição dos musemas primários (objeto de análise) para a extração de características. Uma seleção de filmes é definida para comparação (material de comparação interobjetiva). Para extração de musemas usamos descritores simbólicos, como nas ferramentas para descrição simbólica Music21 e JSymbolic. Numa fase de avaliação experimental prevemos uma análise musemática com comparação interobjetiva entre musemas de referência e musemas de trilhas sonoras de filmes, buscando definir meios de classificação de similaridade para testar a hipótese. Ao produzir um mapeamento de exemplos e análises da recorrência destes estereótipos musicais, pretende-se fornecer um material de apoio a profissionais e pesquisadores do audiovisual para o estudo e criação da narrativa sonora dentro do cinema ocidental.

Referências

1. TAGG, Philip. Music’s meanings: a modern musicology for non-musos. Nova York: MMMSP, 2013.

2. OLIVEIRA, Juliano de. A significação na música de cinema. Paco Editorial. Jundiaí, 2018.

3. MEREDITH, David. Computational Music Analysis. Springer. Suíça, 2016.

4. CUTHBERT, Michael; ARIZA, Cristopher T. music21: A Toolkit for Computer-Aided Musicology and Symbolic Music Data. Proceedings of the International Symposium on Music Information Retrieval. pp. 637-42, 2010.