Grupo de pesquisadores

Regis Rossi Alves Faria

Coordenador do LATM

Professor Associado livre-docente da Universidade de São Paulo nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades  (EACH-USP) e no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Atua na interdisciplinaridade entre artes e ciências, nas áreas de computação sonora e musical e engenharia de áudio, abordando questões relacionadas à criação e à recepção sonora utilizando recursos tecnológicos, desenvolvendo aplicações e sistemas para áudio, música digital e processamento sonoro. Tem graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica e é músico (flautista). Coordena o LATM na EACH-USP e o Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora (NEAC) na Escola Politécnica (EP-USP), sendo ainda pesquisador colaborador no LabArteMídia (ECA), no Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) e no Núcleo de Pesquisas em Sonologia (ECA). É membro da Audio Engineering Society, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e da Comissão de Estudo de Codificação de Áudio, Imagem, Multimídia e Hipermídia da ABNT, atuando como audio expert junto à ISO/IEC MPEG WG6 – Audio Coding.

links: currículo Lattes

 

Ricardo de Oliveira Thomasi

Computação musical – Criação e performance em ecossistemas audíveis (doutorado, bolsa CAPES)

Músico, compositor, instrumentista e professor de música desde 2003. Desde 2010 tem se dedicado à música eletrônica e à arte sonora. Doutor (2022) pela Universidade de São Paulo (USP) pelo Programa de Pós-Graduação em Música na área de Sonologia – Processos Criativos. Mestre em composição musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduado em música pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É pesquisador integrante do LATM (EACH/USP) e do Núcleo Música Nova. É produtor musical do estúdio de criação Sala 1 e diretor artístico do selo de música experimental Arte Estranha. Tem experiência como professor de graduação e pós-graduação nas áreas de música e tecnologias e estruturação musical, além de ministrar cursos, workshops e oficinas para formação continuada e formação técnica. Seus trabalhos artísticos envolvem improvisação eletroacústica e audiovisual, performances colaborativas multimídia, vídeo-arte e instalações artísticas interativas, entre outros projetos relacionados com música eletrônica comercial, pop e música brasileira. Atualmente é professor titular na Universidade Estadual do Paraná.

links: https://linktr.ee/ricardothomasi

 

João Paulo Silva Monnazzi

Computação musical – Análise de trilhas musicais cinematográficas (doutorado, bolsa CAPES)

Mestre e graduado em Música pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Doutor (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS/ECA-USP) com o projeto “Estereotipia Musical: um estudo de caso analítico sobre a recorrência de musemas em trilhas musicais cinematográficas” na área de Sonologia – Processos de criação musical. João (Jom) Monnazzi é compositor, sound designer para projetos audiovisuais e produtor musical frente ao Monn Custom Audio. Atua como professor em graduações e pós-graduações nas áreas de artes, composição musical, edição e mixagem de áudio. É especialista em composição para trilha sonora. Mestre na área de processos criativos com pesquisa em composição e sistemas musicais interativos para performances. Membro dos grupos de pesquisa LabArteMídia (CTR-USP), NEAC (POLI-USP) e LATM (EACH-USP). Trabalha com formas de composição, sound design, captação, mixagem e espacialização para projetos de realidade aumentada, virtual e instalações multimídia.

links: currículo Latteshttps://linktr.ee/Monnazzi

 

Daniel Conti do Nascimento

Computação musical – Cantautores e Inovações Tecnológicas (mestrado, bolsa CAPES)

Daniel Conti é compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor musical. Mestrando em Música pela ECA/USP, se graduou em Violão Popular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fez especialização em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e cursou canto popular na Universidade Livre de Música (ULM, atual EMESP). Suas produções envolvem predominantemente pesquisas em processos criativos e performáticos na área de canção popular. Seu projeto de mestrado aborda a incorporação de inovações tecnológicas na criação e performance, particularmente no cenário contemporâneio dos cantautores brasileiros.

links: currículo lattesLinkTree

 

 

Adiginton Jackson King Ferreira

Computação sonora e musical – VSAT-AUDIENCE (pesquisador)

Adiginton é graduado em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), e atualmente matriculado no mestrado em Sistemas de Informação também na EACH, com o projeto intitulado “Geração de modelos tridimensionais termais e sensíveis à variação de temperatura a partir de imagens termográficas”. Fez parte de dois projetos de iniciação científica na área de reconstrução tridimensional a partir de fotografias, com um artigo publicado. Integra o projeto de pesquisa e desenvolvimento VSAT-AUDIENCE como pesquisador graduado desde março de 2025.

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Ana Luisa Oliveira da Silva

Computação sonora e musical – VSAT-AUDIENCE (Iniciação Científica)

Ana Luisa é aluna de graduação em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH). Possui conhecimentos de diferentes linguagens de programação, linguagens de marcação e estilização e banco de dados, além prática em habilidades comportamentais. Já participou da produção de jogos (Izzy e Alli) e atuou na criação de narrativas, diálogos e storytelling, tendo recebido subsídio no 2o edital do programa Sampa Games da Adesampa. Integra o projeto VSAT-AUDIENCE voltado para o desenvolvimento de uma plataforma imersiva para story-telling como bolsista de Iniciação Científica desde março de 2025.

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Lucas Cesar Kataque

Computação sonora e musical – AUDIENCE (Iniciação Científica PUB/USP)

Lucas Cesar Kataque é aluno de graduação em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH). Integra o projeto de iniciação científica “Computação sonora espacial: algoritmos de mixagem matricial e codificação acústica” pelo Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB) desde setembro de 2024 e também é guitarrista e cantor amador.

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Raphael Ghidella

Computação musical – AUDIENCE (Iniciação Científica PUB/USP)

Raphael Ghidella é graduando de Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH). Admirador de música e tecnologia, começou a tocar teclado desde criança. Integrou o projeto de iniciação científica “Computação Espacial Sonora: Algoritmos para mixagem vetorial e versão plug-in para o sistema AUDIENCE de áudio espacial” de 2023 a 2024. Possui interesse em desenvolvimento de software e soluções para cenários de realidade aumentada.

links: https://github.com/ghidella

 

 

Eduardo Bonachela

Bioacústica – Análise de respiração para audiodiagnóstico (PIBIC/CNPq)

Eduardo Bonachela da Silva é graduando de Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Pesquisador integrante do Laboratório de Áudio e Tecnologias Musicais (EACH/USP) e do Programa de Educação Tutorial PET-SI (EACH/USP). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) em 2020/2021 em projeto voltado para o áudio-diagnóstico de doenças respiratórias através da análise de respiração por celular.

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André Giolito

Computação musical – Música Reativa (Iniciação Científica PUB/USP)

André Giolito é graduando de Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH) e músico instrumentista. Iniciou sua iniciação científica no LATM sobre o tema “Música Reativa e Reatores Musicais” em outubro de 2020 pelo Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB), sendo pesquisador colaborador do laboratório.

links: currículo Latteshttps://linktr.ee/degiolito

 

 

 

Pesquisadores em projetos de conclusão de curso (TCC):

  • Yuri Vinicius de Lima Chen (2021). Graduação em Sistemas de Informação, EACH, USP. Implementação de interfaces gráficas para produção de cenas sonoras expandidas no sistema AUDIENCE de áudio espacial.
  • Lucas Gabriel Arantes Moreira (2021). Graduação em Sistemas de Informação, EACH, USP. Uma versão livre para Octave do software Wavesynt para análise wavelet em multiresolução de áudio.
  • Vitor Caetano da Silva (2022). Graduação em Sistemas de Informação, EACH, USP. Desenvolvimentos de funcionalidades e interfaces para produção sonora 3D no sistema de áudio espacial AUDIENCE.

 


Participantes anteriores:

O LATM foi fundado como “Laboratório de Acústica e Tecnologia Musical” na FFCLRP/USP em 2011, sendo transferido para a EACH/USP em 2019 sob nova denominação. Desde 2011 o laboratório hospedou várias atividades de formação e pesquisa em projetos envolvendo a participação de pesquisadores professores, alunos de graduação e de pós-graduação da FFCLRP/USP, POLI/USP e ECA/USP:

  • Micael Antunes da Silva (mestrado, PPGMUS-USP, modelagem da dissonância sensorial, 2016-2019)
  • Thamie Briane da Silva (iniciação científica, música reativa e espacial, 2018-2019)
  • Marcos de Souza Boger (iniciação científica, dimensão espacial de paisagens naturais, biomala, 2017-2018)
  • Luciana da Costa Marques (iniciação científica, microfones 3D, 2017-2018)
  • Gustavo de Oliveira Lavandeira (iniciação científica, música reativa, 2016-2017)
  • Matheus Bueno Lisboa (iniciação científica em cultura/extensão, LATM Apresenta, 2016-2017)
  • Renan de Melo Santos (iniciação científica, design de instrumentação espacial, 2015-2016)
  • Gabriel Donizete da Silva Ferreira (iniciação científica, música reativa, 2018-2019)
  • Frederico Marques Plotze (iniciação científica, modelagem reações musicais, 2016-2017)
  • Rafael de Oliveira Carosia (iniciação científica, música reativa: interação e reatividade, 2014-2015)
  • Ruy Borges da Cunha Júnior (iniciação científica, música reativa, 2013-2014)
  • Eduardo da Silva Afonso (iniciação científica, processadores musicais em software, 2012-2013