TV 3.0
O projeto TV3.0 é uma iniciativa do governo federal e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) dirigido ao desenvolvimento da próxima geração de TV Digital no Brasil, denominada TV 3.0, e esperada para entrada em operação comercial em 2025.
O projeto tem 3 fases previstas. Sua Fase 2 foi realizada em 2021 e objetivou a avaliação e testes das tecnologias candidatas para comporem o novo sistema. Esta fase foi realizada em escala nacional, com grupos de testes organizados pelas diferentes camadas técnicas do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e executados por distintos grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras, atendendo ao disposto na Chamada Pública do SBTVD “TV 3.0 CfP Fase 2 / Teste e Avaliação”.
USP TEST LAB
No Projeto TV3.0 o USP TEST LAB realizou os 13 grupos de testes laboratoriais referentes à Camada de Codificação de Áudio do sistema, conforme dispostos como requisitos na Chamada. O USP TEST LAB é constituído pela associação das competências do Laboratório de Áudio e Tecnologias Musicais (LATM/EACH/USP) e do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia), vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR/ECA/USP) e também do Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora (NEAC/LSI-EP-USP).
O USP TEST LAB do projeto TV3.0 em sua fase 2 teve 8 pesquisadores integrantes:
- Prof. Regis Rossi Alves Faria (EACH/USP, coordenador)
- Prof. Almir Antonio Rosa (CTR/ECA/USP, co-coordenador)
- Prof. Eduardo Simões dos Santos Mendes (CTR/ECA/USP, especialista em edição de som e sound design em cinema, como supervisor geral de testes)
- Profa. Ana Amélia Benedito Silva (SI/EACH/USP, atuando no planejamento, análise e documentação de testes)
- MSc. Sandro Dalla Costa (CTR/ECA/USP, especialista em comunicação e tecnologia, com ênfase em som para cinema, rádio, televisão, meios digitais e de streaming)
- MSc. Doutorando Douglas Henrique Siqueira Abreu (UNICAMP, engenheiro especialista em processamento de sinais, áudio acústica e computação)
- Gabriel Kendy Faria Komatsu (graduando em Sistemas de Informação, EACH/USP)
- Henrique Ferreira Rozena (graduando em Design de Mídias Digitais, Faculdade de Tecnologia Estadual Paula Souza)
Os resultados dos testes, em conjunto com outros elementos de análise de mercado e de propriedade intelectual das tecnologias testadas, objetivam subsidiar as decisões do Governo Federal sobre as tecnologias a serem adotadas para a 3a. geração de TV digital no Brasil. Os relatórios finais desta fase estão publicados no site do Fórum SBTVD.
Fase 3
Na fase atual (fase 3) os grupos de trabalho (GT) estão focalizados nos desenvolvimentos e testes de tecnologias adicionais bem como no processo de implementação do novo sistema. Os trabalhos seguem em conformidade com o Decreto Presidencial nº 11.484 publicado em abril de 2023, que estabelece as diretrizes para a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e para garantir a disponibilidade do espectro radioelétrico para sua implantação.
O áudio na TV3.0
O novo sistema de TV Digital deverá integrar novos serviços à radiodifusão livre da televisão e oferecer novas modalidades de acesso à programação das emissoras bem como novas funcionalidades. No contexto de áudio, algumas novas funcionalidades vão permitir ao espectador:
- alterar as opções de áudio preferidas dentre as opções disponíveis transmitidas no programa
- mudar o idioma de narração e decidir pelo uso ou não do recurso de audiodescrição
- alterar a configuração de reprodução, podendo optar por 2D ou 3D para uma experiência de imersão sonora completa, e utilizar além dos alto-falantes da televisão sistemas de alto-falantes Surround 5.1/7.1 e 5.1+4H, ou soundbars
- escolher quais elementos sonoros (ou objetos) do programa quer ouvir (por exemplo escolhendo o narrador e o som de fundo) e poder modificar o nível de presença de sons específicos (ajuste de volume) e a posição espacial (direção de onde vem o som)
- definir o posicionamento ao seu redor para sons específicos no programa (configuração de panorama) e a proeminência do som 2D ou 3D (com elevação)
O LATM tem trabalhado no desenvolvimento de novas ferramentas para produção sonora 3D para audiovisual e música digital, como o módulo AUDIENCE S3P (Spatial Sound Scene Production) e com desenvolvimentos e testes complementares para sistemas plataformas de consumo de RV/XR, calibração de resolução, processos e ferramentas para autoria 3D, produção de conteúdo para testes, e integração com normas MPEG, particularmente participando do WG6 (ISO/MPEG Working Group 6 Audio) no desenvolvimento da nova norma internacional MPEG-I (ISO/IEC 23090 – Coded Representation of Immersive Media, Part 4: Immersive Audio).
Para informações adicionais e interesse em participar entre em contato com o LATM.