Egressos

Doutores

27. Airton de Carvalho Junior. A regulação pós-traducional de RAS pelo complexo EMC: um potencial alvo para terapia anti-oncogênica. 2024. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

26. Bárbara Yasmin Garcia Andrade. Caracterização genômica e funcional do lncRNA RMEL3 em melanoma. 2023. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

25. Jackeline Souza Araújo. Caracterização funcional e da dinâmica espacial da miosina-Va no processo de fissão mitocondrial. 2021. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

24. Lucas Goedert. Caracterização genômica e funcional do RMEL3, um RNA longo não codificante de expressão enriquecida em melanoma. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

23. Johnny Alex Rockenbach Zenzen. Miosina-Va auxilia no transporte de Dinamina-2 e Clatrina para as adesões focais e promove sua desmontagem. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.


22.
Carlos Antônio Couto de Lima. Estudo molecular do gene CG2943 no desenvolvimento de estruturas normais e de tumores induzidos por manipulação genética em Drosophila melanogaster. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

21.   Mariani Lima Milanezi Cincos. EMC1, uma proteína transmembrana do RE, está associada com fenótipo mesenquimal e propriedades malignas de células de câncer de mama. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

20. Cibele Cardoso. LncRNAs RMELs 1 e 3 regulam a proliferação e sobrevivência celular em linhagens de melanoma. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.


19.  
Rui Mliton Patrício da Silva Júnior. Caracterização do papel das miosinas-V e DLCs em tumorigênese e mestastáse. 2016. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

18. Cristiano Gonçalves Pereira. Caracterização de um grupo de genes com expressão potencialmente restrita a melanoma: busca por novos marcadores prognósticos e antígenos tumorais. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.


17.  
Rodrigo Ribeiro da Silva. Estudo do papel do gene KIAA0090 na transformação neoplásica e manutenção do fenótipo maligno. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

16. Roberto Augusto Molina. Estudos do papel da proteína KIAA0090 na transformação neoplásica e resistência terapêutica do câncer. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

15. Anelisa Ramão. Miosina-Va promove a desmontagem das adesões focais e a migração celular,. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.


14.
Cibele Cardoso. Caracterização molecular e funcional do gene RMEL 3, postulado como um novo supressor tumoral e de metástase.. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

13. Antônio Carlos Borges. Expressão de um fragmento da miosina-Va inibe o crescimento de tumores de melanoma induzidos em modelo animal. 2012. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.


12. Mariani Lima Milanezi. Produção e análise terapêutica de vacina multiantigênica para imunoterapia do melanoma. 2012. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

11. Cleidson de Pádua Alves. Caracterização de miosina-Va como novo alvo de MITF com envolvimento em tumorigênese e invasão. 2011. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.


10.
Kamila Chagas Peronni. Caracterização funcional de novos genes com marcante expressão diferencial na progressão do melanoma detectada por microarranjo de cDNA ORESTES. 2010. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

9. Tatiane de Carvalho Izidoro Toledo. Interferência no complexo miosina-Va/DLC2/Bmf revela um novo mecanismo para a indução de apoptose em células de melanoma. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

8. Milene Höer Moraes. Interferência na expressão de DLC2 afeta processos essenciais relacionados à tumorigênese e mestástase em células de melanoma. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

7. Elaine Rosely Lepri. Caracterização de ferramentas moleculares dirigidas ao estudo funcional das miosinas V. 2005. 99 f. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

6. Josane de Freitas Souza. Microarranjo de cDNA ORESTES e bibliotecas subtrativas aplicados à modelo de melanoma humano indicam novos genes com poteincial importância na progressão tumoral. 2005. 169 f. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

5. Jerry Carvalho Borges. Participação da miosina Va na migração celular. 2005. 149 f. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Tecidual) – Instituto de Ciências Biomédicas, . Orientador: Enilza Maria Espreafico.

4. Rosangela Bruno Lopes. Identificação de proteínas associadas à miosina-Va em células de melanoma. 2003. 121 f. Tese – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

3. Eliana Valéria Patussi. Análise da expressão e distribuição subcelular da cadeia leve de dineína de 8kDa na mitose e diferenciação em linhagens celulares de melanoma e HeLa. 2002. 0 f. Tese – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, . Orientador: Enilza Maria Espreafico.

2. Claudia H Pellizzon. Estudo da localização das miosinas Va e Vb em tecidos de galinha e rato ao longo do desenvolvimento embrionário e no adulto. 2002. 114 f. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

1. Joao Carlos S Bizario. Síndrome de Griscelli: Diagnóstico, análises funcionais, moleculares e resgate da função citotóxica de células T por reposição gênica de Rab27a. 2001. 0 f. Tese – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, . Orientador: Enilza Maria Espreafico.

Mestres

24. Santiago Andrés García Iturralde. Participação da cadeia leve de dineína 2, DYNLL2, na dinâmica de montagem e desmontagem do cílio primário. 2021. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

23. Marcela Motta de Castro. Estudo do gene EMC2 em câncer de mama: abordagens de bioinformática e funcionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

22. Johnny Alex Rockenbach Zenzen. Estudo do papel da Miosina-Va na dinâmica das adesões focais. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

21. Ana Paula Barreto de Paiva. Investigação do potencial anti-tumoral de um fragmento pró-apoptótico da miosina-Va através de abordagens de terapia gênica. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

20. Cibele Cardoso. Caracterização molecular e funcional dos genes de expressão restrita a melanoma, RMELs 1, 2 e 3, desvendados aqui como novos alvos transcricionais das vias de MAPK e PI3K. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

19. Carlos Antônio Couto de Lima. Estudo do papel do ortólogo do gene KIAA0090 durante o desenvolvimento utilizando como modelo Drosophila melanogaster. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

18. Cristiano Gonçalves Pereira. Identificação de um novo gene pró-proliferativo associado com a progressão do melanoma e a mutação ativadora de BRAF. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

17. Rodrigo Ribeiro da Silva. O gene KIAA0090 é ativado em lesão pré-neoplástica e seu silenciamento por siRNA causa morte celular em linhagem de melanoma. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

16. Roberto Augusto Molina. Caracterização da distribuição subcelular e tecidual da proteína KIAA0090 e estudos de seu envolvimento em câncer e resposta a estresses. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

15. Guilherme Pedreira de Freitas Nader. Um novo papel para a miosina-Va em conjutno com a quinase de adesão focal na dinâmica de adesão e migração celular.. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

14. Milene Mantovani Mata. Caracterização da proteína predita KIAA0090 sugere sua associação com mitocôndria e retículo endoplasmático e seu envolvimento em apoptose. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

13. Paula Abud Barbugli. Caracterização da atividade citotóxica de complexos de rutênio II doadores de óxido nítrico em linhagens celulares neoplásicas. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

12. Ingrid Porpino Meschede. Caracterização celular e diagnóstico molecular de doenças marcadas por alterações pigmentares associadas a disfunções neurológicas ou imunológicas. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

11. Antonio Carlos Borges. Fragmento de Miosina Va induz apoptose em células de melanoma e carcinoma. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

10. Kamila Chagas Peronni. Microarranjo de DNA de clones ORESTES permite a identificação de novos genes com expressão diferencial na progressão tumoral de melanoma. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

9. Thiago Oliveira Santos. Caracterização funcional da miosina da classe V em leucócitos humano. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

8. Daniel Maranho Trindade. Análise de Expressão e Função de Miosinas de classe V e Proteínas Relacionadas em Células de Melanoma Humano de Diferentes Fases da Progressão Tumoral. 2004. 87 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) – Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

7. Daniela Dove de Araujo. A Expressão de um segmento estrutural do domínio cauda das miosinas Va e Vc em células do melanoma B16 afeta a viabilidade celular. 2003. 79 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

6. Maria Fernanda Chociay. Mapeamento dos sbdomínios estruturais da cauda da miosina-Va requeridos na função de transporte dos melanossomos. 2003. 87 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

5. Adriana Maria Mariano Silveira e Souza. Mapeamento dos sítios funcionais do subdomínio cauda globular da miosina-Va. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

4. Daniel Giuliano Cerri. Estudo funcional e localização celular dos domínios cabeça e cauda globular da miosina-Va de Gallus gallus expressos em Saccharomyces cerevisiae. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

3. Karin Krogh. Caracterizacao da localizacao centrosomal da miosina- Va e analise de sua expressao em celulas mitoticas e interfasicas. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

2. Joao Carlos S Bizario. Análise fenotípica das células de melanoma dilute e tipo selvagem e transfecção com cDNAs de miosina-V.. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Enilza Maria Espreafico.

1. Rita Goreti Amaral. Localização sub-celular da miosina-V em melanócitos do melanoma B16, uma linhagem celular tipo selvagem para o gene dilute. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia Biologia Celular) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enilza Maria Espreafico.