O LDSV

O LABORATÓRIO DE DINÂMICA E SIMULAÇÃO VEICULAR – LDSV do Departamento de Engenharia Mecânica da POLI na USP, tem como objetivo realizar pesquisas e desenvolvimentos sobre o comportamento dinâmico de sistemas mecânicos, aplicadas principalmente ao desenvolvimento e otimização de equipamentos de mobilidade. Entre as áreas de aplicação destacam-se o setor automotivo, metro-ferroviário, veículos esportivos, agrícola, monociclos, motociclismoveículos especiais entre outros. Desenvolve e utiliza ferramentas de modelagem e simulação para projeto e avaliação de desempenho, confortosegurança. Contribui para a formação e avanço científico, desenvolvendo pesquisa e atividades de inovação tecnológica permitindo a formação de alunos de graduação pós-graduação através da pesquisa com bolsas de Iniciação Científica. O LDSV está inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.

Dentre as pesquisas desenvolvidas no LDSV podemos destacar o desenvolvimento de sistemas de realidade virtual para a Simulação de Trens, que permite o treinamento de maquinistas e otimização da condução de trens. Outro desenvolvimento relevante é o  Sistema Inercial de Monitoramento embarcado, que permite monitorar e avaliar a qualidade da via férrea, o conforto dos passageiros e a segurança no tráfego de veículos.

Outros projetos desenvolvidos são: otimização de sistemas de suspensão de veículos, engenharia esportiva e de competição, avaliação de desempenho de conforto e segurança, sistemas de controle, modelagem e simulação de sistemas metro-ferroviários.

O LDSV possui as mais modernas ferramentas numéricas para desenvolvimento das pesquisa em sua área de atuação. Entre elas podemos destacar programas de Sistemas Multicorpos, Elementos Finitos, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e sistemas de controle e  mecânicos em geral.

A proposta deste site é apresentar e descrever em linguagem simples algumas das atividades de pesquisa realizadas pelos Professores associados ao laboratório, resultados dos trabalhos de alunos de graduação (TCC) e  pós-graduação (dissertação e tese) além de apresentar tópicos básicos e informações gerais para motivação de alunos de graduação e disponibilizar referências e material  bibliográfico  para estudo e consulta.

Veja alguns dos resultados de modelagem (MBS) e simulação do comportamento dinâmico de veículos: