Descrição
Os novos sistemas de transporte entre cidades (trem intercidades – TIC) particularmente em alta velocidade exigem do projeto de engenharia metro-ferroviária uma especialidade específica em função das suas características. É sabido que o sistema de direcionamento dos veículos ferroviários é obtido pelo formato cônico de suas rodas. Desta forma o ciclo limite do movimento de hunting ocorre a medida que a velocidade aumenta. Sistemas convencionais com roda sobre trilhos exigem que a estabilidade dinâmica seja consistente em alta velocidade. No caso de sistemas com alimentação elétrica, o pantógrafo (sistema de coleta de energia elétrica da rede aérea de cabos) deve ter um desempenho dinâmica compatível com a velocidade para não perder contato com a rede aérea e interromper o suprimento de energia elétrica para a propulsão. O sistema de propulsão e frenagem devem ser compatíveis com a velocidade de operação. O traçado geométrico da via férrea para os sistema de alta velocidade devem possuir uma qualidade excepcional com transições muito suaves. Adicionalmente a irregularidade natural representada pelo alinhamento (desvio lateral dos trilhos), o nivelamento (desvio vertical dos trilhos) e o empenamento (desvio angular da seção da via), devem respeitar regrar rígidas de variação com tolerâncias muito pequenas.
Já existem sistemas alternativos, como por exemplo trem com levitação magnética, em operação comercial (China)
Objetivos
Preparar profissionais de engenharia para atender as demandas do mercado industrial e concessionárias de operação com recurso humano capacitado para absorver e adequar as novas tecnologias aos sistemas e realidade nacionais.
Publicações
Barbosa, R. S. (1999) Aplicação de Sistemas Multicorpos na Dinâmica de Veículos Guiados. Tese de Doutorado. USP.
Vídeo
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