Área

A Engenharia Biomédica é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos de Engenharia, Matemática, Computação, Física e Química para solucionar problemas da Biologia e da Medicina. Essa especialidade, relativamente recente, tem proporcionado contribuições significativas às ciências biomédicas e à tecnologia aplicada à medicina. 

Em sua definição mais ampla, a Engenharia Biomédica interage com outras áreas multidisciplinares do conhecimento, como Física Médica, Biomatemática e Informática Médica. Porém, dada sua vasta abrangência, tornou-se inviável para um único profissional dominar toda a gama de conhecimentos dessa área.

Por isso, a colaboração entre diferentes especialidades se torna essencial, abrindo espaço para novas ideias e soluções inovadoras que podem transformar a saúde e a qualidade de vida.

A Engenharia Biomédica pode ser dividida em quatro sub-áreas:

– Bioengenharia: voltada ao desenvolvimento da ciência biomédica; por exemplo, estudando o funcionamento de neurônios e de células cardíacas com o auxílio de modelos matemáticos e simulações.

–  Engenharia de Reabilitação: objetivando desenvolver sistemas eletrônicos e mecânicos que melhorem as condições de vida de deficientes.

–  Engenharia Médica: direcionada ao estudo, projeto e execução de instrumentação (principalmente eletrônica), sensores, próteses, etc, para a área médica.

–  Engenharia Clínica ou Hospitalar: voltada às atividades de certificação e ensaios de equipamentos médicos, e atividades em hospitais incluindo projeto, adequação e execução de instalações, assessoria em processos de tomada de decisão na aquisição de equipamentos, treinamento e orientação de equipes de manutenção.