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Histórico e antecedentes do LETICIC

Dentre as atividades de pesquisa do PRO existe um histórico de projetos envolvendo as questões relativas à Estratégia Competitiva, ao Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação, à Gestão do Conhecimento, bem como às Técnicas Quantitativas de Análise de Dados e de Informações e aos Sistemas de Apoio à Decisão. Há ainda várias iniciativas envolvendo Inovação  com as diversas áreas da Engenharia de Produção.
Nos últimos anos, nota-se que tanto na academia como nas empresas, estes temas têm sido tratados dentro do tema “inteligência competitiva”.
A Inteligência Competitiva, visa a monitorar o ambiente competitivo no qual a empresa atua em busca de informações relevantes para seus processos de tomada de decisão. Está relacionada com a obtenção de informação por meios lícitos e éticos, usa fontes públicas para buscar informações de importância estratégica para a empresa acerca do mercado e sobre a concorrência. Não se trata apenas de coletar informações de diversas fontes, mas analisá-las e sintetizá-las para estarem disponíveis para que os gestores da empresa tomem suas decisões de forma a obter vantagem competitiva.
Note-se que Inteligência Competitiva está relacionada com outro conceito distinto, Business Intelligence que representa a habilidade de se estruturar, acessar e explorar informações, com o objetivo de se desenvolver percepções, entendimentos, conhecimentos os quais podem produzir um melhor processo de tomada de decisão. Esta expressão, pois, está mais ligada às aplicações de TI que permitem tais análises. E várias técnicas estatísticas são utilizadas por estas aplicações.
Por sua vez, Inteligência Competitiva é o processo que investiga o ambiente onde a empresa está inserida, com o propósito de descobrir oportunidades e reduzir os riscos, bem como diagnostica o ambiente interno organizacional, visando o estabelecimento de estratégias de ação a curto, médio e longo prazo. Quando se fala em inteligência, admite-se ainda um duplo significado: posse e criação de conhecimento. Desta forma, na idéia de Inteligência Competitiva são necessários conceitos de Gestão do Conhecimento e de Estratégia Competitiva.
Além disto, é bastante difundida a relação entre TI e inovação, quer seja de forma direta, quer seja de forma indireta (por facilitação das atividades de P&D). A Inteligência Competitiva, por sua vez, permite que sejam feitas análises e criadas novas abordagens de negócios, resultando em estratégias competitivas inovadoras.
Portanto, os estudos acerca da Inteligência Competitiva permitem uma integração de várias linhas de pesquisas em curso no PRO.