Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção

Prezados,

Nesta próxima 5ª.f (04/10/2012) às 14:00h haverá uma apresentação para os candidatos ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PRO/USP). A apresentação é dirigida á aqueles que se interessam no grupo de pesquisa em gestão da tecnologia da informação (GTI), do qual faço parte e sou um dos orientadores. Dentre os temas de interesse deste grupo destaco: Inteligência Competitiva, Gestão da TI e Gestão de Projetos de TI.
A apresentação será na sala 232 do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, no 2º. Andar do edifício do Biênio. Na ocasião explicaremos mais detalhes e esclarecemos dúvidas de forma uniforme.

Seguem algumas informações de caráter geral:

As inscrições para participar do processo seletivo estão abertas até 11/10/2012.
Nosso Programa é de caráter acadêmico (não é um temos mestrado profissional). O nosso Programa de pós é gratuito e as aulas são durante a manhã e a tarde (ou seja, no horário “comercial”).

A candidatura para o Mestrado exige graduação completa (não precisa ser em Engenharia).
A candidatura para ingresso para Doutorado exige que o candidato tenha um título de mestre reconhecido pela USP (é preciso entrar com um processo neste sentido; note que deve ser necessariamente em programa reconhecido pela Capes). Para o doutorado é exigido ainda que o candidato comprove publicação de natureza acadêmica nos últimos cinco anos (em periódico ou em anais de evento, em ambos os casos com avaliação blind review).
Os candidatos entram todos em nosso Programa como alunos especiais (exceto aqueles que cursarem o Programa com bolsa), após aprovação nas etapas anteriores do processo seletivo.

O Doutorado tem prazo de 56 meses para conclusão, sendo que as 5 disciplinas devem ser cursadas; o Mestrado tem prazo de 36 meses para conclusão, sendo que 6 disciplinas devem ser cursadas (procurem mais informações no site).

Basicamente o processo seletivo inicia-se com uma prova de raciocínio lógico, redação e inglês (realizada pela FUVEST). Os aprovados fazem prova sobre conhecimentos gerais em Engenharia de Produção, uma prova sobre a área de pesquisa que escolher (vejam em nosso site as nossas cinco áreas – o grupo onde atuo, como já disse, é o GTI) e arguição sobre um projeto de pesquisa e por uma banca. Até o segundo período o aluno é avaliado pelo seu possível orientador e, caso seja aprovado, passa a aluno regular.
Alunos estrangeiros devem fazer também prova de proficiência em língua portuguesa juntamente com as demais provas.
Vejam em nosso site as linhas de pesquisa do GTI.

Há número limitado de orientados por orientador.

Maiores informações:

Recomendo que leiam atentamente todas as informações disponíveis no site, que deverão esclarecer muitas dúvidas.
Se ainda precisarem de mais informações, contatem a secretaria de pós-graduação, Srta. Lídia (http://ppgep.poli.usp.br/contact) , que está apta para informar maiores detalhes sobre nosso processo seletivo.