A Poli é responsável pela seleção e treinamento dos profissionais que vão atuar como consultores nas empresas, com apoio da Fundação Vanzolini. De acordo com o professor, o PEIEX tem uma metodologia pré-definida baseada em visita dos técnicos aos empresários, diagnóstico e implantação das melhorias. São 20 técnicos que realizaram, desde o início do projeto no estado, mais mil atendimentos.
“A vantagem do PEIEX é ser um projeto muito rápido: os consultores visitam a empresa, estudam os pontos fortes e possíveis focos de melhorias e acompanham a implantação dessas medidas”, explica Salerno.
O diagnóstico da situação das empresas é feito a partir da análise das áreas de gestão estratégica, vendas e marketing, capital humano, finanças e custos, comércio exterior, produto, e manufatura.
Segundo o professor da Poli, o foco é melhorar a produtividade das empresas. “A metodologia aplicada pelo PEIEX é muito completa, desde verificação de estrutura física da empresa, identidade visual, situação financeira, controle de custos, formação de preços, projeto de produto etc. Analisamos em qual área uma mudança teria maior impacto para o desenvolvimento da empresa”.
No caso de empresas mais estruturadas, o foco é voltado para o desenvolvimento de uma estratégia exportadora. Elas também podem participar de outros programas da Apex para alcançarem o mercado externo.
Os empresários interessados em participar do PEIEX, núcleo em São Paulo, encontram as informações de contato no site.
Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Entre essas ações está o PEIEX, um projeto para ampliar a base exportadora do Brasil.
A proposta do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em comércio exterior.
As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.
Mais informações: site do PEIX