Exame de Qualificação e Depósito de Dissertação

ORIENTAÇÕES PARA INCRIÇÃO E REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O Exame de Qualificação é obrigatório e deverá ser realizado em sessão pública com uma exposição oral do estudante sobre o projeto de pesquisa e seu desenvolvimento, seguida de arguição pela Comissão Examinadora.

O Exame de Qualificação tem como objetivo avaliar a maturidade acadêmico-científica do aluno, seu conhecimento sobre o tema e o método do estudo, sua capacidade de reflexão e de defesa do projeto, assim como a relevância, adequação do desenho metodológico e viabilidade do estudo.

O aluno poderá inscrever-se para o Exame de Qualificação após integralizar 24 créditos em disciplinas e em até 12 (doze) meses após sua primeira matrícula no curso, devendo realizar o exame em até 60 (sessenta) dias após a inscrição. Se reprovado, o aluno poderá se inscrever novamente no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo máximo de até 60 (sessenta) dias após esta segunda inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas. O prazo de inscrição na Qualificação pode ser encontrada na ficha do aluno que pode ser acessada pelo Sistema Janus.

As Comissões Examinadoras devem ser constituídas por 3 (três) examinadores titulares com direito a voto e 2 (dois) suplentes, com a titulação mínima de Doutor, designados pela CCP. Conforme o regulamento do Programa, na composição da Comissão Examinadora, um membro titular e respectivo suplente deverão ser externos ao Programa e/ou à Unidade. A Comissão deve contar também com um membro titular e um suplente que sejam docentes do Programa, de modo a atender o parágrafo 3 do artigo 72 do Regimento de Pós-Graduação da universidade:
§ 3º – A realização do exame poderá ser presencial ou à distância, para o aluno e os examinadores, devendo obrigatoriamente ter a presença de um membro examinador docente do Programa, na sua sede ou na USP.

O Exame de Qualificação deverá ter, no máximo, a duração de 3h30min (três horas e trinta minutos). A exposição do projeto de pesquisa e seu desenvolvimento deverá ser realizada pelo aluno em, no máximo, 30 (trinta) minutos. Cada examinador terá, no máximo, 30 (trinta) minutos para arguir o aluno. O aluno terá 30 (trinta) minutos, no máximo, para responder à arguição de cada examinador.

O Exame de Qualificação poderá ser realizado na modalidade presencial ou híbrida. É obrigatória a presença nas dependências da Universidade de São Paulo de um dos membros da banca que seja docente do Programa.  Recomenda-se que a(o) estudante realizando o exame também esteja na modalidade presencial, exceto aquela(e) que resida no exterior.

O Relatório, contendo a apreciação e resultado atribuído pela Comissão Examinadora, deverá ser elaborado em sessão secreta, ao término do exame. A Comissão Examinadora dará ciência da Ata ao aluno, com o resultado atribuído pelos examinadores, logo após o término do exame. O Relatório deverá ser encaminhado à CCP para homologação.

Orientações para a inscrição no Exame de Qualificação (Passo a passo):
1. Orientadoras e estudantes devem considerar possíveis participantes da banca conforme a temática do estudo. Antes da indicação da banca, os possíveis membros devem ser convidados via mensagem eletrônica com informações como: título do projeto, orientadora, período possível da realização do exame e se o convite se refere à titularidade ou à suplência da banca.

2.  Preenchimento de documento de Sugestão da Comissão Examinadora para o Exame de Qualificação, com a indicação de 5 (cinco) nomes, conforme modelo (CLIQUE AQUI). No formulário deve constar o número USP de cada membro da banca, mesmo aqueles que não são da USP.  Ex-alunos da USP mantém seus números. Alguns docentes externos à universidade já possuem número USP devido à participação em bancas anteriores, o que pode ser consultado via secretaria do programa. Se faltar algum número USP siga para o passo 3; se o formulário estiver completo siga para o passo 4.

3. Caso seja necessário a designação de um número USP, o estudante deve enviar ao membro da banca o Formulário de Cadastro de Professor Visitante para preenchimento (CLIQUE AQUI). Após preenchido, enviar para a Secretaria do MPTO e aguardar o número para ser registrado no  documento de Sugestão da Comissão Examinadora para o Exame de Qualificação.

4. Confeccionar Carta de Solicitação de Inscrição no Exame de Qualificação que contém as informações necessárias para a elaboração da carta-convite  a ser elaborada pela secretaria e enviada à banca. Segue o modelo (CLIQUE AQUI);

5. Submeter sua inscrição no Formulário de Inscrição para o Exame de Qualificação (CLIQUE AQUI), anexando:
a) Carta de Solicitação de Inscrição no Exame de Qualificação;
b) Sugestão da Comissão Examinadora para o Exame de Qualificação;
c) D
ocumento manuscrito em formato Word, relativo ao seu projeto de pesquisa e seu desenvolvimento.
d) Documento manuscrito em formato PDF, relativo ao seu projeto de pesquisa e seu desenvolvimento.

A Secretaria do MPTO após conferência da documentação encaminhará para aprovação da CCP e incluirá as informações no Sistema Janus, referindo como data de inscrição no exame, a data da submissão da inscrição no Formulário de Inscrição para o Exame de Qualificação.

ORIENTAÇÕES PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO

O trabalho final será na forma de dissertação, seja ele resultado de projeto de pesquisa ou de projeto de aplicação, contendo os seguintes itens: Capa com nome do autor, título do
trabalho, local e data; Contracapa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data, ficha catalográfica; Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas; Resumo em Português e palavras-chave; Abstract em Inglês e palavras-chave; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Conclusões;

Sugestões para trabalhos futuros; Bibliografia; Anexos; Apêndices.
O aluno do Programa de Mestrado Profissional deverá depositará sua dissertação, até o final de 24 (vinte e quatro) meses do início da contagem dos prazos regimentais. Devido à
pandemia COVID-19, a extensão de prazos foi autorizada para os estudantes que a solicitaram, após aprovação na CCP do Programa. A data de depósito está informada na ficha do aluno que pode ser acessada pelo Sistema Janus.

No ato de depósito, o aluno do Programa deverá submeter manuscrito e anexos de modo
digital, obrigatório na FMUSP a partir de 26/03/2021, no Sistema Janus, conforme as
orientações do Sistema. A Comissão Coordenadora de Curso aprovou, em sua 18ª reunião de 12 de fevereiro de 2021, a liberação do envio de cópias impressas obrigatórias enquanto não houver a mudança regimental.

No ato de depósito, o pós-graduando deve enviar a sugestão de 6 (seis) nomes para compor a Comissão Julgadora, assinada pelo orientador. Deve também enviar documento
comprobatório de publicação (ou protocolo de encaminhamento) de 1 (um) artigo em periódico do campo epistemológico da Terapia Ocupacional e indexado nas principais bases de dados bibliográficos; ou de 1 (um) capítulo de livro em coautoria com o orientador; ou de 1 (um) trabalho completo publicado em anais ou coletâneas de congressos científicos. Essas publicações ou submissões devem estar relacionadas aos resultados do estudo desenvolvido no Programa e deverão atender às normas orientadoras para Mestrado Profissional na área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia ocupacional, no sistema nacional de pós-graduação. Para a inscrição de defesa será exigida declaração do orientador de que o manuscrito foi verificado em plataforma anti-plágio. No processo de depósito digital, outros documentos podem ser também solicitados, devendo o pós-graduando seguir as instruções do Sistema ou aquelas que vierem a ser disponibilizadas pelo programa.

O regulamento do programa permite que as Dissertações sejam redigidas e defendidas em
português, inglês ou em francês.

Normas para produção e formatação dos manuscritos qualificação e da dissertação: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/115/98/495-1

ATUALIZAÇÃO EM 02 DE MARÇO DE 2023.