Eventos de 2023

EVENTO: PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS NA ÁREA 21: CENÁRIO ATUAL E POSSIBILIDADES
Objetivo geral:
Debater acerca dos produtos técnico-tecnológicos desenvolvidos por programas de pós-graduação profissionais da área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da CAPES.
Objetivos específicos:
1. Apresentar e discutir sobre orientações e ações para a elaboração de produtos técnico-tecnológicos já desenvolvidas por programas de pós-graduação profissionais da área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da CAPES.
2. Apresentar e discutir o cenário dos produtos técnico-tecnológicos desenvolvidos por programas de pós-graduação profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
da CAPES.
3. Apresentar e discutir sugestões para a ampliação da lista de produtos técnico-tecnológicos definida como referência para a avaliação de programas de pós-graduação profissionais da área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da CAPES.
Data: 29 de março de 2023.
Horário: 8 às 12:30 h.
Modalidade: Híbrido
Local: Faculdade de Medicina da USP, Anfiteatro 4104, 4º andar, à Av. Dr. Arnaldo 455, Cerqueira César, São Paulo, sala 4101, 4º andar.
Modo remoto: Para os palestrantes e participantes que não puderem estar presencialmente, será facultada a possibilidade de participação via Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/cwe-mezu-ioj

População de interesse: coordenadores e docentes de programas de pós-graduação profissionais da área 21 da CAPES.

8:00 – Abertura (Representantes da CAPES e da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP)
8:30 – 9:00 – Compartilhando experiências de programas de pós-graduação da modalidade profissional

8:30 – 9:00 – Orientações e produtos técnico-tecnológicos do Programa de Mestrado Profissional – Formação Interdisciplinar em Saúde (USP)
Profa. Dra. Rosé Colom Toldrá
9:00 – 10:30 – Compartilhando experiências e propostas de programas de pós-graduação da modalidade profissional da Área 21 da CAPES
9:00 – 9:25 – Experiências e propostas do Programa de Pós-graduação Profissional em
Exercício Físico na Promoção da Saúde – Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR)
Prof. Dr. Marcio Rogerio de Oliveira
9:30 – 9:55 – Experiências e propostas do Programa de Mestrado Profissional Saúde da
Comunicação Humana (FCMSCSP)
Profa. Dra. Kátia Almeida
10 – 10:25 Experiências e propostas do Programa de Mestrado Profissional Terapia
Ocupacional e Processos de Inclusão social (USP)
Profa. Dra. Sandra Maria Galheigo
10:30 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:15 – Discussão aberta entre os participantes do evento, com elaboração de propostas preliminares para possível encaminhamento à CAPES (com vistas a contribuir nas discussões sobre a produção técnica da Área 21).
12:15 – 12:30 – Encerramento com participação dos coordenadores dos programas

___________________________________________________________________________

Evento: I Ciclo de Encontros de Terapia Ocupacional em Saúde Mental do Programa de Mestrado. Unidade/Colegiado: FM – Faculdade de Medicina

Corresponsáveis:
Coordenador Responsável: 1373516 – Maria Helena Morgani de Almeida

Bethânia Josuá Abranches
Camila Ferreira Freire
Debora da Silva Louzada
Eliane Dias de Castro
Maria Fernanda de Silvio Nicacio
Melissa Tieko Muramoto
Thaline Furtado Mesquita

Inscrições pelo site: https://sites.usp.br/mestrado-profissional-terapiaocupacional/
Carga horária (em horas): 4,0

Grande área:Ciências da Saúde
Área:Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Área do Conhecimento CAPES no qual o evento se enquadra:
Linha de extensão: Saúde humana
Área de extensão: Saúde
Data final: 05/03/2023 00:00
Data inicial: 01/03/2023 00:00
Período de inscrição:
Horário: das 19:00 às 21:00
Período de realização: 06/03/2023 – 07/03/2023

Breve descrição das atividades a serem realizadas:
As práticas de atenção psicossocial do SUS criaram uma série de problematizações no processo de desinstitucionalização psiquiátrica e no desenvolvimento das políticas de Saúde Mental nos territórios das cidades brasileiras. Estudantes de pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social, envolvidas nessas práticas, propuseram em seus projetos de pesquisa questões investigativas que buscam aprofundar, acompanhar e refletir sobre processos de trabalho que envolvem a Saúde Mental e a Terapia Ocupacional. Dada a amplitude e complexidade dos temas aqui envolvidos e da necessária atualização e discussão sobre o cuidado da população atendida, estamos propondo o I Ciclo de Encontros de Terapia Ocupacional em Saúde Mental. Os encontros buscarão apresentar saberes e práticas de terapia ocupacional nas redes substitutivas e territoriais de atenção psicossocial do SUS, tendo como referências as indagações, estudos e pesquisas das estudantes do mestrado profissional. Nosso objetivo é compartilhar, refletir e projetar coletivamente forças e movimentos que atravessam o cotidiano dos usuários e dos profissionais que compõem as equipes de saúde mental nessas redes, no cenário atual do SUS. O primeiro encontro abordará os temas ‘Cuidar em liberdade, construir direitos, tecer projetos de vida, convivências e sociabilidades nos territórios’ e o segundo encontro tratará dos Processos de desinstitucionalização e habitar nas cidades: múltiplas redes de trocas, diversidades de participação, perspectivas interseccionais’. Neste âmbito vamos pensar os desafios da educação permanente e da formação continuada nesse contexto. Os encontros serão formados por palestras de docentes/pesquisadores das universidades públicas brasileiras e desenvolverão marcadores conceituais e apresentação de cenários das práticas seguido de questões e debates com os participantes.

Público alvo:
Estudantes de graduação e pós-graduação. Profissionais de Terapia Ocupacional e Profissionais de Saúde Mental.
Evento on line.

Atualizado em 22.03.2023.