Exame de Proficiência

Para o ingresso no Programa será exigida comprovação da proficiência em língua estrangeira, com data não superior a dois anos da data de inscrição, em um dos idiomas: inglês ou francês. O documento comprobatório da proficiência deverá ser entregue no ato de inscrição do processo seletivo.

 A proficiência em língua inglesa será comprovada por atestado de aprovação nos exames realizados nas seguintes instituições:

  • Reading Comprehension – União Cultural Brasil-Estados Unidos: a porcentagem mínima de acerto exigida para o mestrado é de 50%, com validade de dois anos, a partir da data de realização do exame . 
  • Educational Testing Service, que aplica o TOEFL® – Test of English as a Foreign Language™, Internet Based Test – IBT (eletrônico): o mínimo de acerto exigido é de 60 pontos, com validade de dois anos, a partir da data de realização do exame;
  • Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima de 50 pontos. Consulte o site da Faculdade de Medicina 
  • Test of English for Academic Purposes – TEAP – aplicado pela TESE PRIME, com pontuação mínima de 50 pontos.
  • Certificados da Aliança Francesa (DELF, DALF, TCF e TEF) com nota mínima igual a 6,0 (seis).

A proficiência em língua portuguesa, necessária aos candidatos estrangeiros, poderá ser comprovada em até 12 (doze) meses, a partir do início do prazo do aluno no curso: a) pela aprovação no teste CELPE-Bras – Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, realizado pelas instituições certificadas pelo Ministério da Educação do Brasil, sendo exigido o nível intermediário; b) pela Comissão Examinadora indicada pela CCP, composta por três membros portadores de Título de Doutor; c) pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, conceito “Suficiente”. A validade dos exames é de dois anos, a partir da data de sua realização.

Poderão ser dispensados da prova de proficiência em língua estrangeira candidatos que comprovarem a conclusão de curso de graduação em Letras em instituição de ensino superior, com habilitação em uma das línguas exigidas pelo Programa.

  ATUALIZADO EM 15 DE ABRIL DE 2024.