Metamorfose – Direito & Literatura

“Ainda assim eu me levanto” e “Vozes-mulheres”

Data de encontro: 29 de novembro de 2022

Foram estas as escolhidas para o último debate literário do Grupo Metamorfose em 2022: Maya Angelou e Conceição Evaristo. A partir da análise de poemas escolhidos e de entrevistas das autoras “Ainda assim eu me levanto” e “Vozes-mulheres” o grupo se aprofundou nas obras e vidas das autoras negras.

Mulheres pretas, Conceição e Maya Angelou, conseguem transformar em poema os sentimentos que só os seus conhecem. Em “Ainda assim eu me levanto” de Maya Angelou, a autora demonstra sua resistência diante de um sistema opressor e das ambivalências temporais, as quais, por vezes, encontram-se permeadas por percalços sociais.

Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora brasileira. É uma das mais influentes e literatas do movimento pós-modernista no Brasil. Conceição adota uma perspectiva histórica ao elaborar o poema “Vozes-mulheres”, de modo a constituir uma genealogia “negro-brasileira”. Por meio de uma memória coletiva, a autora aponta a trajetória de mulheres negras em uma estrutura escravista e patriarcalista, essencialmente marcada por temporalidades e por vozes ecoadas em cada geração, dando cada vez mais visibilidade à falas femininas pretas que foram silenciadas no passado.