Metamorfose – Direito & Literatura

LUCIMARY: Uma análise sobre Chuva de Papel, de Martha Batalha!

Enviado em: 30 de abril de 2025

LUCIMARY: Uma análise sobre Chuva de Papel, de Martha Batalha!

Enviado em: 30 de abril de 2025

EMOCIONANTE: “Fiquei emocionada quando ele jogou fora os recortes das matérias que ele havia feito, que traziam tanta tristeza para ele.”

Lucimary

“Do riso inesperado à comoção profunda, vivi intensamente cada página e cada partilha.” – Entre lágrimas e risos: um mergulho nas emoções de uma leitura coletiva

Leitura que toca, provoca e liberta. Quando o papel picado vira metáfora de libertação, você sabe que o livro te atravessou de verdade.

Lucimary, participante com seu segundo relato (leia ao primeiro aqui!) compartilhou um relato forte e sensível sobre sua experiência com um dos livros debatidos no Metamorfose. De metáforas poderosas a risos inesperados, o texto dela é um retrato sincero do que a literatura pode fazer com a gente. Confira o relato completo:

“Vou colocar aqui mais alguns comentários, pois no dia da nossa reunião eu saí antes. Então…
Fiquei emocionada quando ele jogou fora os recortes das matérias que ele havia feito, que traziam tanta tristeza para ele. Alí ele compara com a chuva de papel picado caindo do alto dos prédios no último dia do ano.
Gente, me deu um ataque de riso (embora trágico), quando a Aracy conta ao Joel que um jovem de 29 anos morreu por overdose de cloroquina.
A Glória foi muito forte na decisão de ter a filha, ali ela se sentiu forte e livre.
Gostei muito do final da história, porque o Joel aprendeu a viver feliz com o que ele tinha e o passado presenciando fatos tão tristes, embora não pudesse ser esquecido, foi ficando para trás e dando lugar a novas perspectivas.
Enfim, gostei muito do livro!”

Reflexões de Lucimary, participante do Clube do Livro Metamorfose, que compartilha suas emoções sobre um livro que marcou.

Faça como Lucimary e envie também seu relato!

Fomulário Vozes do metamorfose. Envie também seu relato!

Se você participou de alguma atividade do Metamorfose e quer dividir sua experiência, reflexão ou impressão, esta página é também sua. Basta acessar o formulário abaixo e deixar seu comentário — ele poderá ser publicado aqui, junto às outras vozes, como a de Lucimary, que ecoam esse projeto coletivo.

Clique << AQUI >> e acesse o Formulário!

EVENTOS ESPECIAIS

Os eventos do Metamorfose são iniciativas abertas à comunidade universitária e ao público interessado em explorar novas formas de pensar e viver o Direito. Promovidos pelo grupo Metamorfose: Direito & Arte, da FDRP-USP, esses eventos vão além da sala de aula tradicional, propondo experiências sensíveis, críticas e criativas.

Ao longo do ano, o grupo organiza e apoia eventos como rodas de conversa, oficinas interativas, ciclos de cinema, saraus, exposições artísticas, lançamentos de livros e colaborações com outros coletivos culturais e acadêmicos. Cada atividade é pensada para ampliar o diálogo entre o mundo jurídico e as expressões artísticas e literárias, estimulando a escuta, a empatia e a imaginação.

Os eventos do Metamorfose abordam temas contemporâneos e urgentes — como questões de gênero, direitos humanos, justiça social e subjetividade — sempre a partir de um olhar interdisciplinar e engajado. Com participação ativa de estudantes, professores, artistas e convidados, eles se tornam espaços férteis para a construção coletiva de saberes e afetos.

Além de fortalecer vínculos dentro da universidade, esses eventos buscam ocupar novos espaços e expandir o alcance do grupo. A cada edição, o Metamorfose reafirma seu compromisso com uma prática jurídica mais humana, plural e transformadora.

Acompanhe a agenda dos eventos do Metamorfose, participe das próximas atividades e venha experimentar o Direito por outros caminhos — com arte, com poesia e com presença.

Gilson Roberto Genaro Aza

TAGS