Reflexões sobre o direito à literatura e a crise institucional brasileira
Grupo Metamorfose
Reflexões sobre o direito à literatura e a crise institucional brasileira explora como a crítica de Antonio Candido à literatura brasileira e a antropofagia de Oswald de Andrade contribuem para um entendimento sobre as desigualdades sociais e culturais, além de reforçar os laços sociais e os direitos humanos em uma sociedade diversa e desigual.
-
Questionamento:
-Seria a atual crise institucional brasileira fruto de um direito de “homens vestidos”, não responsivo à nossa realidade? Nesse contexto, como a efetivação do direito à literatura pode colaborar para o reforço dos laços sociais e o respeito aos direitos humanos em uma sociedade tão heterogênea quanto a nossa?
-
Direito à Literatura:
Escrito por Antonio Candido, em 1988, o texto aborda a questão da arte e literatura humanos fundamentais, mas que para que isso seja efetivado é preciso acabar com as diferenças econômicas. Antonio critica a literatura brasileira, mas convida os leitores a conhecê-la e entao compreendê-la.
Com apresentação de Drielly Yamada, foram discutidos a inserção do homem do povo como personagém principal de histórias, a luta pela fruição da cultura por todos os níveis, a questão da existência de uma cultura dita popular e outra considerada como erudita e como a literatura está presente no nosso cotidiano sobre diversas formas
-
Manifesto Antropófago
Escrito por Oswald de Andrade, foi publicado em maio de 1928
no primeiro volume da Revista Antropofagia, tornando-se o cerne teórico do movimento
antropofágico.
Com apresentação de André Rodrigues Pádua, foi pontuada o conceito de antropofagia, a busca pela criação de uma arte totalmente brasileira, a crítica das influências europeias da época e a relação do Direito com o Manifesto