Metamorfose – Direito & Literatura

Conheça nossa história

Design_sem_nome__1_-removebg

O grupo começou como um estudo de Direito e Literatura, explorando desde textos teatrais antigos até autores contemporâneos brasileiros. Após seu primeiro ciclo de estudos, o grupo se transformou em um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Durante a pandemia, as reuniões passaram a ser virtuais, o que permitiu a participação de pessoas de várias regiões. O Metamorfose continua ativo, adotando uma abordagem remota e explorando temas específicos a cada semestre, como racismo e censura, ampliando suas discussões para além da análise literária, abordando questões sociais, culturais e políticas presentes nas obras estudadas.

Organização

O Grupo de Pesquisa consiste em uma organização responsável pela elaboração dos encontros e projetos, normalmente compostos por alunos bolsistas PUB – Extensão. Cada ano, a organização costuma se renovar, dando oportunidade do Grupo de pesquisa se renovar, e englobar novas ideias. Conheça abaixo as pessoas que fizeram e fazem parte da organização.

Dra. Iara Pereira Ribeiro

Orientação

Atuação: 2018 – 2024

Linhas de Pesquisa:

  • Direitos da Personalidade
  • Capacidade Civil
  • Direito e Literatura

Victória Maria C. Santini

Produção

Atuação: 2024

Bolsista PUB, responsável pela produção de conteúdo para as plataformas digitais (website, Instagram e Youtube).

Além de organizar os encontros e projetos do Grupo de pesquisa.

"Estar em metamorfose. É o que tenho, de fato, experimentado durante os encontros. Um espaço de amadurecimento para refletirmos sobre as veredas do direito e da literatura, que se entrecruzam e permitem diálogos de transformação. Essa intersecção rompe o "casulo" no qual estamos acostumados a pensar o direito e oferece uma perspectiva interdisciplinar desse fenômeno que acompanha a sociedade, pois a literatura, de igual forma, segue o mesmo passo. As discussões realizadas durante os encontros são enriquecedoras. De forma leve e prazerosa, damos "asas" ao pensamento crítico. Um ambiente de diálogo, democrático e inovador, que tem muito a contribuir aos acadêmicos, profissionais e sociedade."

Adaílton Almeida
Bacharel em Direito pela UEMG
Graduando em Letras pela UFLA
Advogado.
"Participar do grupo Metamorfose desde a sua formação até os dias de hoje é, para mim, uma alegria imensa. Dentro do grupo me sinto confortável para discutirmos ideias e posicionamentos jurídicos, literários e de vida. Sem dúvida é parte construtiva da minha formação humana e profissional."
Camila Marra
Advogada.
" O isolamento social de 2020/2021 imposto por questões sanitárias , foi no meu caso, momento de algumas descobertas... Descobri que tendo mais de 60 anos, era idoso e neste caso o risco ao vírus da covid e suas consequências era maior... Por generosidade do meu filho João Pedro que me convidou/indicou (conhecia meu gosto por literatura) , da professora Iara que aceitou a minha participação (não sendo eu da Área de Direito e nem de Letras) e também do grupo de participantes, descobri o Metamorfose, que é um grupo de estudos de Direito e Literatura, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. Até os dias de hoje, procuro me manter assíduo aos encontros do Metamorfose, que me trazem enriquecimento no caminho do saber e no exercício do "Direito a Literatura" como defendido por Antônio Cândido em artigo bastante conhecido. Neste exercício e participação no Metamorfose, tive a chance de revisitar parte da obra de autores consagrados como Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Conceição Evaristo e ser apresentado a autores que eu desconhecia como Murilo Rubião e seu Realismo Fantástico. As conversas nestes encontros (coordenados pela professora Iara), com diversidades de pontos de vista sobre leituras propostas , também são enriquecedoras e momento de aprendizado. Lembro por exemplo um ponto que aprendi com a professora Iara e me foi bastante significativo: "Nas mais diversas formas de relação humana (familiares, profissionais , estudos, etc), a única onde DIREITOS e DEVERES não estão presentes é a AMIZADE". Para os participantes desses encontros, um ganho líquido e certo é a ampliação do vocabulário e diversidade do repertório. Além desses encontros, alguns participantes se sentem motivados a se aprofundarem em pesquisas relacionadas a Direito e Literatura, que geram artigos e também dissertações de mestrado, certamente com ganho significativo nas suas trajetórias de estudantes e tambem de atividades profissionais. Finalizo aqui, deixando minha gratidão e abraços a toda(o)s os participnates do Metamorfose. Obrigado."
Raimundo Nóbrega
Membro do Metamorfose.