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Fique ligado nas mesas redondas e na programação do dia 3 de novembro da Global MIL Week

As mesas redondas acontecerão no prédio do CTR-ECA das 13:15 às 14:45 e tratarão sobre temas como:

Contexto intercultural e inter-religioso da MIL (1a)

Inovação em educação em MIL (1b)

MIL como um mecanismo de coleta de conhecimento para o desenvolvimento de políticas sólidas (1c)

Perspectivas econômicas da MIL (1d)

 

Mesa Redonda 1a

Descrição Curta: Contexto intercultural e inter-religioso da MIL: discurso em desenvolvimento que promove empatia, conhecimento e compreensão mútua.

Moderadora: Tessa Jolls (SCC), Presidente e CEO, Centre for Media Literacy

Descrição Longa: Há sociedades complexas em todo o mundo, todas caracterizadas por um mutável cenário da mídia, estão a enfrentar os desafios do reforço do diálogo intercultural e inter-religioso. Há uma necessidade premente para a empatia – um componente crítico de mídia e informação que contribui para o diálogo intercultural e inter-religioso. É a infeliz realidade hoje que muitos jovens em algumas partes do mundo não sabem o que é a vida sem conflito armado, muitas vezes cometidos em nome da religião – paradoxalmente agentes de guerra paz, e não guerra. Há uma necessidade urgente de mais diversidade na mídia e nas redações, e a reorientação da percepção do “outro”, que é tantas vezes ignorante e unidimensional. Propaganda (religiosa e cultural) alimenta muitas guerras, conflitos e extremismo violento tanto online como offline. Além disso, os conflitos são repetidamente no foco dos meios de comunicação, apresentando muitas vezes apenas partes fraturadas de informações. A alfabetização mídiatica e informacional leva pensamento crítico e raciocínio a esse processo. Estas competências podem permitir que grupos individuais e ser crítico sobre suas crenças e inquirir sabiamente sobre as crenças dos outros. Finalmente, a alfabetização mídiatica e informacional permite que os grupos individuais efetivamente se apropriem da mídia e tecnologia adequadas para promover o diálogo e a paz. Esta sessão irá responder às seguintes perguntas: há iniciativas globais para MIL e os diálogos intercultural, inter-religioso? Ferramentas e materiais relevantes existem? O que precisa ser feito para aumentar a diversidade no discurso público sobre o diálogo cultural e interreligioso na mídia? Qual é o papel dos diferentes intervenientes, tais como jornalistas, blogueiros, escola e bibliotecários públicos, ONGs, líderes religiosos e adeptos para estimular o diálogo público? Quais são as perspectivas da juventude sobre mídia e diálogo inter-religioso? Pode a MIL ser uma contra-ferramenta para reduzir o impacto que o “discurso do medo” tem sobre a percepção dos “outros” através do discurso da mídia / público?

Palestrantes:

Rodrigo Vitorino Souza Alves (SCC), Universidade Federal de Uberlândia, professor,

Shilpi Jain (SCC), Comunicação e disseminação de conhecimento especialista, IPE Global Limited

Kyoko Murakami (SCC), Universidade Hosei – MILID

Yael Perlov (SCC), Professor da Faculdade, Cinema e Departamento TV, Tel Aviv University

Respondente:

Eugênio Bucci (SCC), Coordenação de Comunicação da Universidade de São Paulo, Professor da Escola de Comunicações e Artes – USP

Outros oradores possíveis:

Nikolaos Panagiotou (C), Universidade Aristóteles de Salónica, Escola de Jornalismo

Jenny De la Rosa (C), ECA-USP

 

 

Mesa Redonda 1b

Descrição Curta: Inovação em Educação MIL: transformar a aprendizagem em ambiente multimídia: melhores práticas e modelos pedagógicos para a educação em MIL e do professor.

Moderadores:

Ana Teresa Ralston (SCC), Ex-Diretora de Educação e Tecnologia, a Abril

Alexandre Barbosa (?)

Descrição Longa:
O conhecimento e a informação têm um impacto significativo na vida das pessoas – a qualidade da informação que as pessoas recebem e a capacidade de navegar o dilúvio de informações irá determinar as escolhas feitas. A partilha de conhecimentos e informações, nomeadamente através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem o poder de transformar as economias e sociedades. Os professores são os principais agentes de mudança. Este foco em professores é uma estratégia fundamental que a UNESCO acredita como sendo  crucial para alcançar um efeito multiplicador: de professores especializados em alfabetização informacional para seus alunos e, eventualmente, para a sociedade em geral. No contexto atual de influência de formatos de informação e comunicação, formas diferentes e mais complexas para aprender e processar informações prevalecente estão no lugar. Há um valor forte, e uma necessidade premente no apoio à educação da infância e dar conhecimentos e competências sobre como usar a tecnologia e as ferramentas com boas intenções. As escolas de todo o mundo estão reunidos com o desafio de não só a transferência de conhecimento, mas orientar a aquisição de competências. Esta sessão irá explorar as seguintes perguntas: Quais são as principais estratégias para a formação de professores em todo o mundo? Como é a MIL  integrada no sistema de currículos e formação de professores formal? Quais são os resultados que mostram com a aquisição de capacidades MIL tanto pelos alunos e pelos professores? Que outras ações precisam ser tomadas para a integração generalizada de MIL nos currículos escolares? Que ferramentas novas e de recursos existe e são esses recursos de ensino aberto? Quais são alguns dos sucessos nesta área?

Palestrantes:

Sr. Thomas Röhlinger (SCC), Media Network Radijojo Mundial da Criança,

Mr Fredrik Holmberg (SCC), Filmpedagogerna Folkets Bio,

Ms Rosa Maria Vicari (SCC), PHD, Cátedra UNESCO em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (2012). Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Ms Dorcas R. Bowler (SCC), Diretoria de Biblioteconomia, Biblioteca Nacional e Serviços de Informação. Ministério da Educação, Bahamas

Sr. Oluwole Durodolu (SC), Universidade de Zululand e Universidade de Lagos

Respondente:

Sr. Cláudio Messias (SC), Núcleo de Comunicação e Educação, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo São Paulo, SP, Brasil. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Arte e Mídia Comunicação Social – Educomunicação Campina Grande, Paraíba, Brasil

Outros oradores possíveis:

Ms Paulette Stewart (C), HOD, Departamento de Biblioteconomia e Estudos de Informação, Universidade das Índias Ocidentais – MILID

Ms Leila Rentroia Iannone (C), Consultor da UNESCO

Sr. André Paz (C), documento apresentado

Sr. Christoforos Pavlakis (C), Nacional e Universidade Kapodistrian de Atenas

 

 

Mesa Redonda 1c

Importância da investigação MIL como um mecanismo de coleta de conhecimento para o desenvolvimento de políticas sólidas (perspectiva acadêmica e respostas governamentais)

Moderadora:

Sra Lúcia Dellagnelo (SCC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)

Descrição Longa:

A pesquisa sobre media e informação (MIL) fez enorme contribuição para a compreensão deste campo ao longo das últimas décadas. No entanto, isso ainda é uma área de pesquisa em evolução, marcada por um desenvolvimento rápido e grande potencial de crescimento. Uma abordagem mais pragmática em pesquisa é importante, que pode produzir conhecimento que pode ser usado na vida diária, afetando a forma como as políticas e estratégias MIL são desenvolvidos e implementados em todo o mundo – políticas MIL devem ser baseadas em evidência empírica. Existe a oportunidade de fortalecer os laços entre a comunidade de pesquisa, outras partes interessadas na implementação da MIL, entre os decisores políticos e da comunidade internacional para o desenvolvimento. Por esta razão, a semana MIL global visa ligar: o setor científico e acadêmico, àqueles que praticam MIL e todas as outras partes interessadas no campo. A política UNESCO de alfabetização midiática e internacional Informação de alfabetização e de Diretrizes Estratégicas propõe uma abordagem holística. Os palestrantes irão identificar lacunas de investigação abordagens metodológicas e novas linhas para o desenvolvimento no campo. Esta sessão irá analisar: Como podem as políticas (nacionais) e planos estratégicos sobre a MIL e iniciativas de empresas ou associações participar no desenvolvimento de cidadãos qualificados com MIL? Qual é o status de políticas relacionadas à MIL em todo o mundo? Existe uma tendência de queda da atenção para a importância de políticas e estratégias nacionais MIL? Como a pesquisa contribui para o desenvolvimento de políticas? É a comunidade de pesquisa bem conectada com os governos que adotam medidas de política? Quais são algumas das boas práticas de articulação de políticas e estratégias nacionais MIL na região? Como pode a igualdade e os interesses dos grupos que são gênero “maior risco” ser integradas em políticas MIL nacionais e estratégias, sua articulação e implementação?

Palestrantes:

José Manuel Pérez Tornero (SCC), PhD, Professor de Jornalismo e Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona

Ms Alexandra Bujokas de Siqueira (SCC), PhD, pesquisador do MIL. Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Uberaba – Minas Gerais

Sr. Tel Amiel (SCC), PhD, pesquisador, Cátedra UNESCO de Educação Aberta (2014) da Unicamp – Universidade de Campinas, descobrir o tema da apresentação

Sr. Juan Mansilla (SCC), Experiências Mount Humano & Institute Research Society

Sr. Dennis Reineck (SCC), MIL Expert, DW Akademie

Sr. Wilfried Runde (SCC), Chefe de Projetos de Inovação, Deutsche Welle

Sr. Martin Icaza (SC), Consultor da UNESCO

Respondente:

Outros oradores possíveis:

Sr. Tomás Durán Becerra (C), Universidade Autónoma de Barcelona (precisa colocar em algum lugar)

Sr. Hermano Cintra (C), PROFESSOR – PUC

Sr. Fabio de Paula (C), doutoramento – PUC

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

 

 

Mesa Redonda 1d

Descrição Curta: Perspectivas econômicas da MIL: Como a é MIL conectada com alfabetizações sociais, como a educação financeira para impactar o crescimento econômico e empreendedorismo.

Moderador: Sr. Gilson Schwartz (SCC)

Descrição: A alfabetização midiática e informacional (MIL) conduz a capacitação dos cidadãos de várias maneiras diferentes, desenvolvendo habilidades que permitem que as pessoas a participem plenamente em todas as esferas da vida, incluindo a economia. Esse processo de tomada de decisão certamente tem consequências sobre o desenvolvimento econômico em geral. Os programas MIL podem identificar os benefícios econômicos associados com o conjunto de habilidades que o ensino MIL fornece. Eles também podem fornecer uma visão de como o desenvolvimento especializado de habilidades, conhecimentos e atitudes em relação aos meios de comunicação e informação pode levar a novas oportunidades para o comércio e negócios e para o desenvolvimento de novas indústrias. Muitas vezes com foco e na perspectiva da cidadania, democracia e direitos humanos, outras dimensões podem permanecer esquecidas – como as implicações que as habilidades MIL têm sobre outras alfabetizações, como a alfabetização financeira e econômica em geral. Esta sessão irá explorar as seguintes questões: Como a MIL pode ser aplicadas para o negócio, indústria, emprego e desenvolvimento econômico sustentável? Podem os cidadãos equipados com habilidades MIL construir economias mais fortes? Podem os resultados de a educação MIL dotar os cidadãos de competências necessárias para participar plenamente na vida econômica? Como o conhecimento das competências MIL impactam inovações tecnológicas e empreendedorismo? Na economia baseada no conhecimento, habilidades técnicas não são os únicos que afetam as práticas econômicas e qual é impacto do conhecimento MIL  sobre este assunto? Como pode aMIL reforçar o crescimento econômico? Existem benefícios econômicos específicos gerados sob a forma de formação, emprego e geração de renda?

Palestrantes:

Ms Debora Ivanov (SCC), Diretor, ANCINE, Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual

Ms Jane Tallim (apresentação skype SCC), MediaSmarts

Sr. Alfredo Bertini (SC), o secretário para o Audiovisual do Ministério da Cultura, Brasil (pergunte Gilson por seu contato)

Ms Marie Neves (SC), Gerente de Operações para a Educação, CESAR

Ms Beatriz Azeredo (SC), Diretora do Departamento de Responsabilidade Social da Globo (Beatriz tem um grau de doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também é um professor de IE / UFRJ em Políticas Públicas)

Sr. Leo Pekkala, Diretor – Centro Finlandês para a Educação Mídia e Audiovisual (MEKU), na Finlândia

Respondente:

Sr. Eduardo Levy (SCC), TELEBRASIL

Outros oradores possíveis:

Sr. Júlio Lucchesi Moraes, Projeto de Pesquisa Manitoba sobre as indústrias culturais, Canadá / Brasil, Cidade do Conhecimento Research Group, da USP

Sr. Antonio Carlos Caio da Silva, Diretor Executivo, Abraplex

 

Quer saber mais? Confira a programação completa.