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Oportunidade: concurso audiovisual levará jovem a Jamaica

A segunda edição do concurso de curtas “Emergência Audiovisual” tem como tema “Água, Alimento e Energia nos Territórios”.

O vencedor terá todas as despesas pagas para participar da Semana Global de Alfabetização Midiática da UNESCO na Jamaica, em novembro de 2017. Parcerias com o Portal da Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, o Núcleo de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo – NUTAU, o Instituto de Estudos Avançados, a Cidade do Conhecimento da USP e o projeto europeu “(Re)Conectar o Nexo” colocam a ênfase na água e suas relações com nossos hábitos alimentares e gastos de energia nos territórios em que habitamos. Prêmio online em vale na Amazon.

 A segunda edição do concurso de curtas “Emergência Audiovisual” tem como tema “Água-Alimentação-Energia nos Territórios”.

O vencedor terá todas as despesas pagas para participar da Semana Global de Alfabetização Midiática da UNESCO na Jamaica, em novembro de 2017, participando da Agenda Jovem da UNESCO e associando-se ao movimento “MIL CLICKS” na Universidade de São Paulo. A iniciativa é uma parceria do “Portal da Juventude” com o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento”, a UNESCO, a Dentsu Brasil e o projeto “(Re)Conectar o Nexo” da ONU. E os premiados ainda ganham vale-compras de até R$ 1.200,oo na Amazon.

queimada

A inscrição no concurso dá direito a uma vaga na oficina de criação audiovisual (OCA) que será oferecida na USP, nos dias 17 a 19 de janeiro, pelo Coordenador do Portal da Juventude na USP, Gilson Schwartz e Alexandre Amaral, estudante de jornalismo da ECA-USP e Secretário de Redação do “Portal da Juventude” e da MIL CLICKS na USP.

Os melhores curtas serão exibidos no dia 18 de janeiro, quando ocorrerá o anúncio do vídeo vencedor e seminário de prestação de contas e Relatório Público Final do projeto “Portal da Juventude” no Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Prazo

Os vídeos devem ser enviados até o dia 30/12/2016

Em seguida eles serão avaliados pela Comissão Julgadora

O resultado será divulgado no dia 18/01/2017

O objetivo deste concurso é incentivar a produção de conteúdo audiovisual que retrate os conflitos e também as possibilidades das(os) jovens em torno do debate proposto pela Conferência Internacional “Água, Tecnologias e Territórios Sustentáveis” e do projeto da ONU NEXUS.

A emergência audiovisual é entendida como apropriação criativa de toda e qualquer forma de produção audiovisual, com ênfase no uso de novas mídias e tecnologias de informação e comunicação com suporte digital.

Concurso “Emergência Audiovisual: Água-Comida-Energia”

Mil CLICKS Concurso Audiovisual BR

INSCRIÇÕES AQUI!

Obras audiovisuais em qualquer tecnologia, suporte, gênero narrativo e forma de exibição ou apropriação podem concorrer. Uma apresentação em vídeo (ficção ou não-ficção) de até 3 minutos é a forma de inscrição.

Reserve sua vaga na Oficina de Criação Audiovisual – OCA (dias 17 a 19 de janeiro de 2017) e submeta seu vídeo de até 3 minutos!

A única condição para a inscrição de uma obra audiovisual é indicar o link para um vídeo que a documente, com duração máxima de 3 minutos.

Premiação

O melhor trabalho será premiado com uma viagem à Jamaica para participar em novembro de 2017 da Global MIL Week da UNESCO.

Uma seleção dos melhores trabalhos será apresentada em 18 de janeiro na USP como parte da Conferência e Audiência Pública da Cidade do Conhecimento com prestação de contas e resultados do projeto “Portal da Juventude” (2016-2017).

Além disso, terá direito a um vale-compras na Amazon no valor de 300 libras (aproximadamente R$ 1.200).

A criação e produção audiovisual podem ser coletivos, mas apenas um representante terá viagem patrocinada pelo “Portal da Juventude”.

Prazo

Os vídeos devem ser enviados até o dia 30/12/2016. Em seguida eles serão avaliados pela Comissão de Seleção e o resultado será divulgado no dia 18/01/2017.

Submissão de Trabalhos

As inscrições devem ser enviadas via formulário on-line e o vídeo deve ser colocado em um dos sites de compartilhamento de vídeo à escolha – sendo condição obrigatória que o site de compartilhamento de vídeo permita a criação de senha para permitir o acesso.

Ao inscrever sua obra audiovisual no Concurso, o candidato aceita que esta seja usada para campanhas de divulgação na internet e fora dela, tanto pelo Portal da Juventude quanto pela Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC e pelo grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, NUTAU e NUPRI da Universidade de São Paulo assim como UNESCO.

Os principais critérios utilizados para a seleção dos vencedores serão:

– alinhamento ao tema (juventude e alfabetização midiática e informacional para um planeta com sustentabilidade sócioambiental),

– qualidade estética (narrativa, visual, sonora ou musical),

– criatividade tecnológica (uso de imagem, som, software, intervenção, performance, mídias, games e aplicativos).

As obras concorrentes devem ser inéditas e abordar a conexão “Água – Alimento – Energia no Território”.

* * *

Entenda mais sobre o Desafio ‘Alimento-Água-Energia’

Convidamos crianças e jovens de todo o mundo a gravar um pequeno vídeo de 3 minutos que transmita a sua compreensão das maneiras com que o alimento, a água e a energia são produzidas, consumidas e vivenciadas no seu cotidiano.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Esta competição é uma contribuição para o projeto de pesquisa “(Re)Conectar o Nexo”, que explora a relação e compreensão que os jovens têm da relação entre alimento, água e energia (o nexo alimento-água-energia). Este concurso está aberto a todos os jovens, em todo o mundo, para reunir diferentes interpretações e experiências desta relação na vida cotidiana.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O desafio ‘alimento-água-energia’ é aberto a qualquer escola, faculdade, universidade ou organização juvenil. – Os envios são permitidos para jovens com menos de 25 anos de idade. – Os envios são permitidos para indivíduos ou equipes de até quatro pessoas.

REQUISITOS DO VÍDEO

Os vídeos não devem exceder 3 minutos de duração; – Os vídeos devem abordar o tema “alimentos, água e energia na minha vida cotidiana”; – Por favor, esteja atento ao usar trilhas sonoras e imagens em seu vídeo. Se o material não tiver permissão de direitos autorais, não será possível carregá-lo no YouTube para a votação online.

ENVIANDO SEU VÍDEO

Um representante de cada escola, universidade, faculdade ou organização juvenil deve enviar as inscrições em nome dos jovens (menores de 18 anos); – A organização que inscreve o vídeo é responsável por obter a permissão de todos os jovens que aparecem no vídeo e pela aparição da mesma no YouTube; – No momento da submissão os participantes devem concordar com a utilização do vídeo pela equipe de pesquisadores (como dados, em apresentações e relatórios do projeto) e isso será feito no formulário de inscrição; – Complete o formulário de inscrição; – Faça o upload de seu vídeo no Dropbox (ou outro site de compartilhamento de arquivos).

Prazo para inscrições: 30 de dezembro de 2016

SELEÇÃO E VOTAÇÃO ONLINE

A equipe de pesquisadores irá selecionar os vídeos de acordo com a adequação ao tema do concurso; – A votação online no YouTube começará em Janeiro de 2017. O vencedor e o segundo colocado serão escolhidos com base no maior número de “curtidas” (encerramento no dia 28 de fevereiro de 2017). A UNESCO e o Portal da Juventude em parceria com a Cidade do Conhecimento e o Instituto de Estudos Avançados da USP oferecem como prêmio a participação da Global MIL Week (Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional) na Jamaica, em novembro de 2017.

PRÊMIOS do Projeto “(Re)Conectar o Nexo”

Primeiro prêmio:

£ 300 (em vale-compras da Amazon) para a organização que apresenta o vídeo e £ 150 (em vale-compras da Amazon) para o(s) vencedor(es).

Segundo prêmio:

£ 150 (em vale-compras da Amazon) para a organização que apresenta o vídeo e £ 100 (em vale-compras da Amazon) para o(s) vencedor(es).

Os vencedores da premiação da UNESCO serão conhecidos em janeiro e o resultado da votação online do Projeto “(Re)Conectar o Nexo” serão anunciados em março e divulgados por meio de uma extensa campanha de mídia. No Brasil, a Folha de S. Paulo é parceira de mídia do movimento MIL CLICKS da UNESCO e Cidade do Conhecimento da USP.

Os jovens participantes serão convidados a escrever um relato de sua experiência como videomaker para os sites dos projetos “(Re)Conectar o Nexo”, “Portal da Juventude” e “MIL CLICKS/UNESCO”.

Se você tem dúvidas sobre a competição, por favor enviar e-mail: globalmilbrasil@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

Portal da Juventude

O Portal da Juventude foi criado pela Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo em 2015.

Na medida em que os jovens se apropriam e utilizam o espaço urbano de novas maneiras, este espaço também se transforma e passa a ser mais que lugar de passagem, para se tornar uma maneira de juntar pessoas com causas e objetivos semelhantes a transformar suas trajetórias de vida.

Cidade do Conhecimento

Respondendo pela Curadoria do Portal da Juventude, o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento surgiu na USP a partir de Concurso do Instituto de Estudos Avançados em 1999. Desde 2001, a “Cidade” realiza projetos de pesquisa, cultura, extensão, empreendedorismo e produção audiovisual voltados para a emancipação digital e a inovação sustentável no uso individual e coletivo de tecnologias de informação e comunicação. Foi criado e é coordenado pelo economista, sociólogo, jornalista e empreendedor Gilson Schwartz, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Em 2017, a promoção da plataforma UNESCO – MIL CLICKS na Cidade do Conhecimento foi selecionada como projeto do Programa Sabático do Instituto de Estudos Avançados e pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. Após 14 anos de sua criação no mesmo IEA da USP, a “Cidade do Conhecimento” retorna ao berço para ampliar a ênfase das políticas públicas de infância, adolescência, juventude e terceira idade no vetor da alfabetização midiática e informacional, agora em parceria com a UNESCO.