Fale conoscoFacebookTwitterGoogle PlusFlickrInstagramYoutube
\ Universidade de São Paulo - Sites > Pela alfabetização midiática e informacional > Perfis > Destaques > Semana AMI Global entrevista diretor do novo documentário “Guerra sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak”

Semana AMI Global entrevista diretor do novo documentário “Guerra sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak”

A Semana AMI Global lançou para o mundo hoje, 04/11, o novo documentário “Guerra sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak”, voltado aos direitos indígenas. O vídeo foi construído a partir de material gerado em processos judiciais que ameaçavam os direitos dos povos nativos.

“A ideia desse documentário é dar visibilidade e servir como ferramenta de acesso a justiça,” diz Vitor Blotta, Professor do CJE-ECA-USP, Presidente da Associação Nacional de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Diretor do Filme. Realizado pela Unnova Produções em parceria com a ANPR e o Ministério Público Federal, o vídeo foi feito a partir de material gravado pelo próprio MPF em investigações nas Terras Krenak e Maxacali e trata da história desse povo, da colonização aos dias atuais com destaque para o período da ditadura militar. Apoio MPF/MG, Andhep.

Guerra Sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak
Direção, roteiro, montagem – Vitor Blotta e Fabrício Bonni
Produção do Ministério Público Federal e da Unnova Produções. Duração: 30 min.
guerrasemfim_cartaz
“Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida,” afirma o diretor, que teve contato direto com um dos líderes jovens do povo Krenak. “Nós podemos conhecer essa cultura e aprender o quanto da nossa história está ligada à violência que esses povos sofreram.”
Blotta espera que o filme seja capaz de inspirar outras pessoas a produzirem materiais relacionados à defesa dos direitos humanos e ressalta que somente com trabalhos relacionados ao respeito e à empatia é que podemos entender o verdadeiro sofrimento desses povos, e também compreender como podemos ajudar a melhorar sua situação. Confira a entrevista completa aqui.
O filme também será lançado em outros locais do país, incluindo a própria aldeia indígena, mas também pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=DfkGVfkJpAM