Projeto MIRA-TB é destaque no Jornal da USP!
29 de agosto de 2024 André Luiz Teixeira Vinci Destaques, Divulgação, Notícias, Reportagens 0
O Projeto MIRA-TB é uma iniciativa dedicada à implementação de tecnologias inovadoras para o rastreamento e adesão ao tratamento da tuberculose entre migrantes internacionais, refugiados e apátridas no Brasil.
O projeto visa melhorar o diagnóstico e o acompanhamento dessas populações vulneráveis, que enfrentam um risco elevado de desenvolver tuberculose, especialmente nos primeiros cinco anos após a chegada ao país.
Recentemente, o projeto foi destaque em uma matéria publicada pelo Jornal da USP, que abordou o uso de uma das principais ferramentas tecnológicas adotadas: o aplicativo VDOT. Essa tecnologia inovadora permite o monitoramento remoto da administração do tratamento, superando barreiras geográficas e logísticas, e garantindo que os pacientes sejam acompanhados de forma contínua e eficiente, sem a necessidade de deslocamentos frequentes às unidades de saúde. O VDOT é um avanço fundamental para aumentar a adesão ao tratamento e, assim, melhorar as taxas de cura.
A matéria publicada pelo Jornal da USP destaca, ainda, a parceria entre a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, orientada pelo professor Ricardo Alexandre Arcêncio, que lidera a iniciativa junto com pesquisadores e estudantes de pós-graduação. A vulnerabilidade dos migrantes e refugiados torna essa iniciativa ainda mais urgente e relevante no atual cenário de saúde pública, em consonância com os esforços globais para erradicar a tuberculose até 2030.
Quer saber mais sobre como o MIRA-TB está transformando a abordagem do tratamento da tuberculose no Brasil?
Leia a matéria completa em: