Educação em Saúde em Tuberculose e Divulgação do Projeto MIRA-TB em Podcast – Boa Vista RR
16 de dezembro de 2024 André Luiz Teixeira Vinci Destaques, Divulgação, Equipe, Notícias, Outras Publicações, Reportagens 0
O conhecimento sobre aspectos relacionados à saúde na população é, muitas vezes, defasado, principalmente quando se tratam de populações vulnerabilizadas socialmente, como os imigrantes internacionais, refugiados e apátridas (MIRA). Essas pessoas ainda enfrentam barreiras linguísticas no acesso às informações de saúde no Brasil, um país de língua exclusivamente portuguesa.
Dessa forma, diante da dificuldade em conseguir alcançar os MIRA através de ações de promoção à saúde, a equipe do Projeto MIRA-TB do município de Boa Vista, Roraima, realizou uma parceria com a Rádio La Voz de Los Refugiados. Trata-se de uma rádio que é transmitida diariamente dentro dos abrigos da Operação Acolhida e é parte de um projeto de rádio comunitária realizado pela AVSI Brasil em colaboração com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no marco da Operação Acolhida.
Na rádio, uma das pesquisadoras do Projeto MIRA-TB, a enfermeira Débora de Almeida Soares e doutora em Doenças Tropicais e Saúde Global, participou, em 29/11/2024, da gravação de um podcast no programa Momento Salud para sensibilizar os refugiados sobre informações acerca da tuberculose e como essas pessoas podem ter acesso ao diagnóstico e tratamento da enfermidade.
Durante o podcast a enfermeira é convidada a apresentar o Projeto MIRA-TB e explicar como ele está transformando a vida dos MIRA no Brasil. A especialista detalha os objetivos do projeto, que incluem o uso de tecnologias para facilitar o diagnóstico e o tratamento da tuberculose.

Legenda: Gravação do podcast pela Dra Débora Soares na Rádio La Voz de Los Refugiados.
Além disso, ela aborda os sintomas mais comuns da doença, como tosse persistente, febre e perda de peso, e esclarece que a tuberculose pode afetar qualquer pessoa, mas alguns grupos, como crianças, diabéticos, pessoas com sistema imunológico debilitado e aquelas que convivem diariamente com pessoas doentes, são mais vulneráveis.
Um ponto importante destacado no podcast é que o tratamento para a tuberculose é gratuito e oferecido em todas as unidades básicas de saúde do Brasil. A enfermeira enfatiza que esse direito à saúde é garantido a todos que vivem no país, independentemente de sua nacionalidade.
Para facilitar o acesso à informação, o podcast foi gravado em espanhol, uma língua amplamente falada por refugiados latino-americanos que vivem em Boa Vista, Roraima. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Projeto MIRA-TB em alcançar e atender as necessidades específicas dessa população.
É possível ouvir o podcast, em espanhol, aqui: