Fale conoscoInstagramYoutube
\ Universidade de São Paulo - Sites > MIRA TB == > Expansão do Projeto MIRA-TB em Boa Vista/RR

Expansão do Projeto MIRA-TB em Boa Vista/RR

O Projeto MIRA-TB, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio, atual Presidente da REDE-TB e Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP),  deu um passo significativo em outubro de 2024 ao iniciar suas atividades no município de Boa Vista, Roraima, visando fortalecer o tratamento preventivo da tuberculose (TPT) e implementar o uso do Sistema de Telecuidado para Pessoas Acometidas pela Tuberculose (VDOT) entre Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas (MIRA). Inicialmente, as ações foram realizadas no Centro de Saúde 13 de Setembro Vanderly Nascimento de Souza, abrangendo quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Com o objetivo de ampliar o alcance das estratégias do projeto a um maior número de MIRA no território, o programa foi expandido para mais duas unidades de saúde localizadas em áreas de alta concentração de população migrante. Essas unidades — Posto de Saúde Dra. Fanir Oliveira Silva (Jardim Floresta) e Unidade Básica de Saúde São Vicente — possuem ligação direta com os abrigos de refugiados vinculados à Operação Acolhida e ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) por estarem situadas na região de abrangência desses locais. Durante a expansão, nove equipes da ESF dessas unidades foram capacitadas para implementar as ações previstas pelo projeto.

Visita a Unidade de Saúde Jardim Floresta - Boa Vista/RR
Visita Abrigo de Refugiados Jardim Floresta - Boa Vista/RR
Visita a Unidade de Saúde São Vicente - Boa Vista/RR
Treinamento da Equipe da Unidade de Saúde São Vicente - Boa Vista/RR
Treinamento da Equipe da Unidade de Saúde São Vicente - Boa Vista/RR
Treinamento da Equipe da Unidade de Saúde São Vicente - Boa Vista/RR

Além da ampliação nas unidades de atenção primária à saúde, as duas equipes do Consultório na Rua (CnR) que atuam em Boa Vista também receberam treinamentos voltados à busca ativa de casos em campo. A integração dessas equipes itinerantes é essencial para promover o acesso da população ao serviço de saúde por meio do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento. Vale destacar que essas equipes são compostas, em sua maioria, por profissionais de saúde que também são migrantes internacionais, fator que contribui para o acolhimento e a retenção de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS).

Treinamento Equipes Consultório na Rua - Boa Vista/RR
Roda de Conversa com agentes de proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) - Boa Vista/RR

A ampliação do TPT e do VDOT alcançou duas macrorregiões de saúde de Boa Vista, aumentando significativamente a cobertura dos serviços e promovendo maior equidade na assistência à saúde. Para aproximar as equipes do treinamento com a prática da assistência à saúde foram realizadas visitas nas unidades de saúde arroladas ao Projeto MIRA-TB, bem como visita ao abrigo indígena de refugiados Jardim Floresta.

Além do treinamento das equipes de saúde, a conscientização da população e das equipes de proteção social nos abrigos de refugiados foi apontada como fundamental para o sucesso do projeto. Nesse contexto, foi realizada uma roda de conversa com os agentes de proteção do ACNUR, que atuam diretamente com os migrantes, para discutir a tuberculose, seus sinais e sintomas e a importância do TPT na prevenção da doença.

Para ampliar a disseminação de informações, banners educativos foram instalados em todos os abrigos de refugiados e nas unidades de saúde participantes do Projeto MIRA-TB. Essa estratégia busca sensibilizar a população migrante sobre a importância do TPT e do tratamento precoce da tuberculose, contribuindo para o enfrentamento da doença em populações vulneráveis.

Durante todos os momentos, a equipe de pesquisa esteve em conjunto com os membros do Comitê Comunitário de Acompanhamento da Pesquisa do Projeto MIRA-TB (CCAP MIRA-TB), os quais contribuíram com as suas perspectivas enquanto sociedade civil participante do desenvolvimento da pesquisa.

6. Willie e Erivelton (Membro CCAP)
Membros da Equipe MIRA-TB (Willie) e CCAP-MIRA-TB (Erivelton) de Boa Vista/RR