Projeto MIRA-TB fortalece combate à tuberculose entre migrantes, refugiados e apátridas em Belém/PA
31 de janeiro de 2025 André Luiz Teixeira Vinci Destaques, Divulgação, Equipe, Eventos, Notícias, Reportagens 0
O Projeto MIRA-TB, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio, atual Presidente da REDE-TB e Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), expande suas atividades para mais um cenário de estudo: Belém, capital do estado do Pará. A cidade passa a integrar o conjunto de locais onde são desenvolvidas ações estratégicas de rastreamento sistemático da Tuberculose Ativa (TB) e da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), além da indicação do Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT) e da implementação do Sistema de Telecuidado de Pessoas Acometidas pela Tuberculose (VDOT). Essas iniciativas têm como foco a população de Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas (MIRA).
A escolha de Belém como cenário de estudo foi motivada pelo crescente contingente de MIRA que se instalam na cidade, especialmente indígenas Warao venezuelanos e migrantes haitianos. De acordo com relatos de profissionais de saúde e gestores municipais, muitos desses indivíduos chegam à capital paraense após longas viagens por rotas fluviais e, frequentemente, enfrentam situações de vulnerabilidade social, incluindo a condição de rua nos primeiros momentos após sua chegada.
Com o objetivo de compreender a realidade enfrentada por essas populações e adaptar as estratégias às dinâmicas locais de assistência à saúde, a equipe do Projeto MIRA-TB realizou visitas ao território. Durante essa imersão, foram promovidas reuniões com a coordenadora da atenção à tuberculose, Ma. Fabiane Oliveira da Silva, e o diretor da Atenção Primária em Saúde, Dr. Vitor Nina, com o intuito de planejar e estruturar ações voltadas à tuberculose entre os MIRA residentes em Belém.

Além das reuniões estratégicas, a equipe do projeto conduziu treinamentos e capacitações sobre TPT e VDOT para profissionais de saúde que atuam no atendimento dessa população. As formações foram ministradas pelo integrante do projeto Willie Otávio Bueno Bernardi em oito unidades de saúde distribuídas pelo município, com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A diversidade de profissionais presentes fortaleceu o debate sobre a implementação das estratégias no contexto local e reforçou a compreensão coletiva do papel de cada ator no cuidado integral à tuberculose.









Os treinamentos contaram ainda com a presença de membros do Comitê Comunitário de Acompanhamento de Pesquisa do Projeto MIRA-TB (CCAP MIRA-TB), cuja participação trouxe contribuições relevantes ao proporcionar a perspectiva da sociedade civil e de indivíduos afetados pela tuberculose nas discussões sobre a implementação do projeto.
Adicionalmente, o Projeto MIRA-TB foi apresentado em uma reunião da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) com lideranças indígenas Warao do território. O encontro teve como objetivo ampliar a rede de apoio e incentivar a adesão ao TPT entre essa população, considerando suas especificidades culturais e sociais no que se refere à saúde. Essa aproximação busca garantir maior efetividade das ações e a construção de estratégias alinhadas às necessidades e realidades dos migrantes e refugiados que vivem em Belém.

Apátrida, Belém, Divulgação, Evento, ILTB, Imigrante, Migrante, Notícia, PA, Pará, Refugiado, Treinamento, Tuberculose, VDOT